A cada semestre que passa, é comum os estudantes terem dúvidas sobre qual caminho trilhar em meio a tantas possibilidades existentes no curso escolhido. Sabendo que a universidade está fundamentada no tripé pesquisa, ensino e extensão, é preciso fortalecer ideias e discussão no currículo dos cursos, das atividades ou das disciplinas, também voltadas para o empreendedorismo e inovação.
A grade curricular dos cursos é organizada para ofertar disciplinas de núcleo básico, profissional e específico. Logo no início, a imersão em disciplina de planejamento de carreira ajuda a nortear e fazer compreender o leque de opções em sua área de formação. Mas o que fazer ao longo desse período de graduação e por onde começar?
Para aqueles que se identificam com o ensino, apropriar-se da monitoria ou de programas de iniciação à docência é uma ótima oportunidade. Já para os que se identificam com a pesquisa, a participação nos grupos de pesquisa da instituição e a parceria com o professor orientador possibilitará o maior engajamento e a troca de experiência. Para quem tem interesse na carreira acadêmica e pensa em ingressar no mestrado e doutorado, os programas de iniciação científica são uma excelente porta de entrada. Já na parte de extensão, é possível promover a troca de saberes científicos e espontâneos, de modo que ambos os conhecimentos se complementem, realizando mudanças positivas para a sociedade.
Fora isso, o dia a dia na sala de aula, o desenvolvimento de trabalhos em grupos (seminários, Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC) e a participação em eventos institucionais e externos (feiras, workshops, congressos, fóruns, seminários) permite a criação de networking que podem ser úteis para o desenvolvimento pessoal e profissional do egresso.
Está iniciando o curso agora? Ou está no meio do processo? Não importa! Nunca será tarde para aproveitar as oportunidades que a universidade oferece, nem recalcular a rota onde se quer chegar rumo a sua realização profissional.
Prof. Me. Madson Fernandes de Melo Júnior
Docente do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Energia e Ambiente, especialista em Educação de Jovens e Adultos e Gestão Escolar e em Ensino de Matemática e Física e graduado em Matemática (Licenciatura) e em Engenharia de Produção.
Saiba mais sobre o Curso de Engenharia de Produção da UniAteneu.