A Pedagogia do erro: o erro como ponto de apoio para o acerto

  • Categoria do post:Educação
Você está visualizando atualmente A Pedagogia do erro: o erro como ponto de apoio para o acerto
Education concept. Student studying and brainstorming campus concept. Close up of students discussing their subject on books or textbooks. Selective focus.

O erro como ponto de apoio para o acerto é o tema que os profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza vêm trabalhando ao longo do ano em curso. Na realização das avaliações, a equipe pedagógica da rede municipal, juntamente com as equipes pedagógicas dos distritos educacionais e das escolas sob suas responsabilidades, levantam todos os elementos possíveis na busca de fatores que tem levado muitos alunos a um resultado abaixo do esperado. De posse destes resultados, é feito um trabalho de intervenção com o objetivo de aprimorar a aprendizagem do seu corpo discente.

Logo no início do ano letivo é aplicado um protocolo de medição do saber dos alunos. É a forma de levantar um diagnóstico quanto a situação dos alunos para traçar planos de ação pedagógica com todos os envolvidos na aprendizagem destes. De posse dos resultados, são levantadas várias hipóteses sobre as causas do baixo rendimento dos alunos, levando em consideração as habilidades de menor acerto. Todos e, principalmente, o corpo docente, cria seus planos de intervenções trabalhando as possíveis causas destes insucessos.

Os professores e a equipe pedagógica da escola se debruçam sobre tais dificuldades, planejando o que precisa ser feito para levantar o nível de aprendizagem daqueles alunos que mostraram pouco domínio das habilidades contidas no contexto dos protocolos avaliativos. O foco das intervenções dos docentes e equipe pedagógica não é castigar o erro, mas utilizá-lo como ponto de partida para alcançar a eficiência na aprendizagem dos alunos.

Os resultados obtidos depois de trabalhado o produto das intervenções pedagógicas passam novamente por medidas avaliativas, tomando como parâmetros os descritores com suas respectivas habilidades. E todos os envolvidos no universo formativo dos alunos analisam todos as possíveis causas do subir ou descer o nível de aprendizagem.

Tendo examinado e acompanhado bem de perto a ação pedagógica em todos os aspectos possíveis, com análise do resultado abaixo do nível de muitos alunos, e vendo e analisando os caminhos que são tomados e as decisões que são vivenciadas por toda equipe pedagógica, posso afirmar que resultados mais eficientes surgem como prova de que a ação de analisar, avaliar os resultados, o levantamento de hipótese quanto ao não domínio de determinados saberes redundam em eficiência na aprendizagem de nossos alunos.

Assim sendo, apoio com todas as forças, a decisão de tomar o erro apresentado em uma medida avaliativa. É o início do trabalho para se alcançar a aprendizagem que se espera de todo o alunado da rede de ensino de Fortaleza.

Prof. Dr. Deusimar Rodrigues
Docente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu
Doutor em Psicanálise, mestre em Psicologia do Desenvolvimento na Educação e graduação em Pedagogia, Psicanálise Clínica e em Teologia.

Saiba mais sobre o Curso de Pedagogia da UniAteneu.