A modelagem do vestuário como uma importante ferramenta criativa no desenvolvimento de coleções

  • Categoria do post:Moda / Topo
Você está visualizando atualmente A modelagem do vestuário como uma importante ferramenta criativa no desenvolvimento de coleções

Modelagem do vestuário consiste na materialização da criação através de moldes. O sucesso e a viabilidade de uma coleção ou produto de moda depende, em grande parte, da excelência na modelagem. Para Treptow (2013, p.151), “a modelagem está para o design de moda, assim como a engenharia está para a arquitetura”. Sendo assim, a modelagem por muito tempo foi considerada um processo separado da criação, onde o seu único objetivo é executar o modelo visando fidelidade à criação e aos conceitos de ergonomia, ou seja, vestibilidade, conforto e adequação ao corpo.

Esse pensamento tem se tornado cada dia mais antiquado, pois a modelagem não é mais só ergonomia e bom caimento, ela está inserida diretamente no processo de criação e desenvolvimento de coleções, permitindo a colaboração e o feedback entre os setores. Ao criar protótipos, podem juntos discutirem sobre a viabilidade do produto, identificar e solucionar problemas antes do produto final.

Uma modelagem criativa pode transformar modelos tradicionais em peças únicas, com linhas e cortes diferenciados, volumes estratégicos e silhuetas estruturadas. Como exemplo de designer criativo podemos citar Shingo Sato, que com uma simples camisa feminina é capaz de criar infinitas possibilidades de modelos em uma única peça.

A modelagem está deixando de ser uma ferramenta puramente técnica e engessada. Ela vem quebrando esse paradigma de que são apenas cálculos e esquadros, tudo muito rígido e sisudo. O profissional moderno está “pensando fora da caixa” e ampliando os seus horizontes, no que diz respeito à criatividade, deixando a modelagem mais atrativa, moderna e competitiva e é isso que o mercado espera dele, um modelista atualizado nas tendências de silhuetas, cortes, volumes e texturas, um profissional arrojado e colaborativo.

No mercado atual, não há mais espaço para trabalhos individuais, sem interação entre os setores. Hoje, o design é um trabalho colaborativo e o profissional que não perceber isso à tempo será engolido pelo mercado e logo se tornará obsoleto.

Referências:

OLIVETE, Ana Luisa. Modelagem e o processo de criação: qual a relação?. Audaces 2023. Disponível em: https://audaces.com/pt-br/blog/modelagem-e-o-processo-de-criacao-qual-a-relacao

Profª. Luiza Carolina Barboza Pinheiro das Neves
Docente do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Ateneu
Tem MBA em Gestão do Design de Moda e é graduada em Design de Moda

Saiba mais sobre o Curso de Design de Moda da UniAteneu.