Homeopatia: acredite ou não, ela funciona

• Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente Homeopatia: acredite ou não, ela funciona

A alopatia promove tratamento de doenças ou sintomas através de medicamentos que provocam reações contrárias aos sintomas dessas doenças, com a “cura pelo contrário”. O oposto ocorre com a homeopatia, considerada atualmente uma prática complementar em serviços de saúde. Possui como princípio básico o Similia Similibus Curantur, que significa que as substâncias existentes na natureza têm a potencialidade de curar os mesmos sintomas que são capazes de produzir, bem como a incredulidade transmitida por serem utilizados produtos em diluições altíssimas. Devido a tais diferenças, além da reduzida imersão do sistema de saúde nesse universo homeopático, a compreensão dessa prática se encontra em declínio, com cada vez menos adeptos e interessados na área.

Existem diversas literaturas científicas que apontam efeitos positivos do tratamento homeopático, além do efeito considerado placebo, bem como literaturas que apresentam viéses referentes à positividade de tais resultados. Como é possível, então, estar certa do funcionamento dessa prática como promotora de cura? Compreendendo que a homeopatia vai além do medicamento. A anamnese homeopática supera qualquer simples consulta médica, tendo em vista que foca, não apenas na doença, mas busca conhecer a totalidade de sinais e sintomas do indivíduo, valorizando aspectos emocionais e psíquicos.

Enquanto o tratamento alopático apenas fornece alternativas para tratar determinada doença, ou funcionar como um paliativo, a compreensão do estado do ser em sua integralidade promovida pela homeopatia abre um leque de sintomatologias que são tratadas pela mesma, equilibrando o ser, resultando em menores chances de sofrer novamente da mesma patologia. A conduta do médico homeopata, por se centrar em detalhes da vida e estado do enfermo, muitas vezes já funciona como um remédio ao paciente, que se sente visto e ouvido. Em muitos casos, inclusive, a busca pela homeopatia ocorre devido desacreditação no tratamento mais simplório e generalista fornecido pela medicina alopática.

Para além desse olhar relevante, afinal, a homeopatia funciona? Sim, ela funciona. Mas ela fornece mesmo a cura? Eu acredito que depende. Como, muitas vezes, nem tudo que é indicado realmente deveria ter sido indicado, acredito que, na homeopatia, nem tudo que é manipulado realmente funciona; ou não foi corretamente indicado, tendo em vista a complexidade da anamnese ou a possibilidade de más intenções. O mesmo ocorre com a alopatia, inclusive, que é um mercado lucrativo. E como tudo aquilo que rende, pessoas  podem tentar empurrar medicamentos para aumentar a margem de ganhos financeiros. Cabe ao paciente, ao estudante, ao farmacêutico e demais profissionais da saúde, se interessar pelo tema e se aprofundar o suficiente, garantindo pensamento crítico válido tanto para a alopatia, como para a homeopatia.

Profª. Drª. Jéssica de Castro Fonseca
Docente do Curso de Farmácia do Centro Universitário Ateneu
Doutora e mestra em Ciências Farmacêuticas e graduada em Farmácia

Saiba mais sobre o Curso de Farmácia da UniAteneu.