A influência da Arquitetura no aprendizado das crianças

Você está visualizando atualmente A influência da Arquitetura no aprendizado das crianças

Em algum ponto da sua infância você deve ter brincado com “Lego” ou outro brinquedo de blocos de madeira similar. Ou algum outro brinquedo que passasse a mesma ideia de construção e de espaço, não é mesmo? Pois saiba que foram esses brinquedos que, possivelmente, te ajudaram entender como lidar com os espaços ao seu redor. Ou quem sabe até inspiraram na escolha da sua profissão!

Mas a influência da Arquitetura no aprendizado de crianças vai muito além disso. E ela pode chegar através de diversos meios, não apenas de brinquedos. Quando estamos no jardim de infância, desenvolvemos uma série de perguntas, pois estamos com a mente aberta para o novo e diferente. E é aí que trabalhar a Arquitetura é fundamental! Porque ela é a responsável por ajudar a criança a pensar nos espaços em que convive, além de levá-los ao senso de pertencimento e a um olhar mais crítico da criança, para os ambientes ao seu redor.

Além disso, a imaginação e a criatividade de uma criança são capazes de projetar diversas formas de ver e entender o mundo. Isso pode transformar a forma como as estruturas são pensadas e mudar o resultado final de alguma ideia para o espaço urbano em comum. Pensando nessa capacidade única da criança ver e habitar espaços públicos é que aconteceu, em 2018, a I Bienal Internacional de Educação em Arquitetura para Infância e Juventude (Ludantia), na Espanha. O evento criou um espaço para compartilhar e debater ideias acerca da educação em Arquitetura, além de também apresentar e difundir projetos educacionais que lidassem com o espaço urbano, doméstico, coletivo e natural, que têm como protagonistas, o público infantil.

E se você pensa que é difícil conciliar a Arquitetura para o público infantil, está enganado. A edição da Ludantia reuniu 18 países e cerca de 80 projetos foram apresentados. O Brasil foi um dos participantes, com projetos que mostram que agregar a Arquitetura no ensino torna efetiva a integração das capacidades individuais de ver o mundo, e entender que diferentes necessidades precisam coexistir em um mesmo espaço. E quais são os projetos brasileiros de Arquitetura para crianças?

– O projeto Jornal da Escola, de São Paulo, acontece em uma escola que possui uma parcela estrangeira de alunos. A ideia do telejornal é abordar questões como o pátio do recreio, a horta, as aulas de espanhol etc.;

– Também em São Paulo, uma parceria entre a escola e o Museu da Casa Brasileira ergueu a casa da árvore e a plataforma de observação de pássaros. Com base nas ideias das crianças e em arquétipos já existentes para casos assim, com o plano de que, neste espaço, oficinas e aulas possam ser ministradas para que as crianças possam se aproximar da natureza;

– Já no sul nasceu o Arquitocos, projeto da arquiteta e urbanista Isabela Rech Schumacher. O projeto possibilita que as crianças percebam o que gostariam de modificar nos espaços próximos. Por meio de oficinas, realizavam maquetes para visualizar como se dariam essas reformas em pátios, bosques ou praças;

– O projeto catarinense das arquitetas Fabíola Cordeiro e Amanda Tiedt, “Arquitetura e Cidade para Crianças”, leva para os alunos a possibilidade de despertar empatia pela cidade em que moram. Isso acontece através de oficinas e jogos para que as crianças entendam o quanto suas escolhas impactam na cidade;

– Uma das inspirações para o “Arquitetura e Cidade para Crianças” foi o projeto “Era uma Casa”, na Bahia. Esse projeto incentiva a percepção de diferentes espaços da cidade e a valorização do patrimônio cultural.

Na literatura brasileira também há a preocupação com a inserção de conceitos básicos da arquitetura para crianças, como é o caso da série de livros Casadabra, da arquiteta Simone Sayegh e da jornalista Bianca Antunes. A série leva a criança a pensar sobre sua casa e sua cidade. Esses projetos reforçam a capacidade que a criança tem de ver além e entender como contribuir para o meio que vive. Além disso, destacam a importância da inserção da Arquitetura no conhecimento. Uma vez que são conceitos que poderiam nem fazer parte da rotina da criança quando ela crescer, como o entender o que é um patrimônio público e porque ele deve ser valorizado. Ou até o que exatamente um arquiteto faz!

 Prof. Me. Frederico Augusto Nunes de Macêdo Costa

Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ateneu

Doutorando em Planejamento Urbano, mestre em Geografia Urbana, especialista em Gestão Ambiental e em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e aos Recursos Hídricos e arquiteto e urbanista

 Conheça o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu.