O método pilates é uma modalidade de exercício físico que integra movimentos fluidos e controlados, que oferece uma série de benefícios para a saúde e bem-estar dos idosos. Ao longo dos anos, o corpo humano sofre alterações naturais, como a perda de massa muscular e a diminuição da flexibilidade. Estudos revelam que a estabilidade corporal e postural começa a apresentar declínio a partir dos 60 anos de idade e as maiores alterações de equilíbrio iniciam a partir dos 75 anos.
As maiores queixas apresentadas pelos idosos são de vertigens, tonturas e desequilíbrio ao realizar atividades diárias e as consequências mais frequentemente encontradas são as quedas e fraturas. O bom equilíbrio influencia para um envelhecimento saudável, independência e capacidade funcional do idoso ao realizar as atividades de vida diária. O pilates, nesse contexto, atua como um poderoso aliado, auxiliando na melhora da respiração e da força muscular, fortalecendo os músculos de forma equilibrada, prevenindo quedas e facilitando as atividades do dia a dia, além de aumentar a flexibilidade e a amplitude de movimento das articulações, proporcionando mais agilidade e bem-estar.
Também melhora a coordenação e o equilíbrio, incrementando a capacidade de realizar movimentos com precisão, reduzindo o risco de quedas. Os exercícios são elaborados para aliviar dores crônicas, principalmente, da coluna, através do fortalecimento da musculatura profunda, além de uma melhoria da postura, corrigindo desvios posturais comuns na idade avançada, contribuindo para uma aparência mais elegante e uma melhor distribuição do peso corporal.
Com o alívio da dor, com controle respiratório e fortalecimento da musculatura, a prática regular do pilates resulta em relaxamento e sensação de bem-estar, auxiliando no controle do estresse e da ansiedade e melhora da qualidade do sono, deixando o mesmo mais reparador e tranquilo. Todos esses benefícios impactam em um ganho de mais confiança e autoestima para o idoso. Para que se tenha um tratamento adequado, é preciso realizar uma avaliação clínica específica, que resultará em seleção específica e personalizada de exercícios no Pilates.
O estúdio precisa estar adaptado para receber os pacientes idosos. Além do atendimento personalizado, as aulas devem ser individuais em casos graves, mas quando for possível, as aulas em grupo são um momento excelente para a socialização e recuperação destes pacientes. O treino envolve exercícios com a bola e também utilizando os aparelhos Reformer, Cadillac e a cadeira, além de acessórios como rolos e o arco. Em resumo, o pilates é uma ferramenta eficaz para promover a saúde e a qualidade de vida dos idosos, proporcionando maior autonomia, independência e bem-estar.
Prof. Dr. Edfranck de Sousa Oliveira Vanderlei
Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Ateneu
Doutor e mestre em Bioquímica e graduado em Fisioterapia.
Saiba mais sobre o Curso de Fisioterapia da UniAteneu.