A importância da pesquisa para o desenvolvimento profissional

• Categoria do post:Educação
Você está visualizando atualmente A importância da pesquisa para o desenvolvimento profissional

Uma das bases da universidade é a pesquisa. Nos cursos de graduação e de pós-graduação normalmente é exigido um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como um dos requisitos para a formação. Mas o que é pesquisa científica e por que ela é necessária para o desenvolvimento profissional?

A pesquisa científica parte de problematizações teóricas e/ou práticas, e os pesquisadores buscam respostas para essas questões levantadas. Em geral, um projeto de pesquisa apresenta uma estrutura que passa pelo estabelecimento de problemas, hipóteses e objetivos, apresenta uma fundamentação teórica (onde conta com contribuições de outros estudiosos) e uma proposta metodológica para o desenvolvimento das investigações. Percorrer esta trajetória quase sempre é um desafio para o aluno da graduação. Por outro lado, ele conta com o apoio institucional e com o acompanhamento de um professor experiente: o orientador.

Noutros termos, o aluno aprende que a pesquisa é de sua autoria, mas não deixa de ser também ato coletivo. Muitas vezes é preciso tomar decisões levando em consideração as contribuições da comunidade pesquisadora. Sim, são muitos desafios, mas, no final do processo, reconhece-se que a pesquisa é uma espécie de divisor de águas na formação. A “defesa” do TCC torna-se uma espécie de ritual de passagem para o graduando.

Ao desenvolver uma pesquisa, o discente de graduação não apenas se aprofunda em determinada temática de estudo, como desenvolve também um conjunto de habilidades que lhe permite uma competência pesquisadora que constituirá instrumento de grande valia na sua atuação profissional. Ou será que todos os saberes são completamente desenvolvidos na graduação? Óbvio, que não. A formação profissional é uma trajetória de vida! Para tanto, é preciso aprender a aprender, ter a capacidade de florescer novos conhecimentos a partir de estudos teóricos articulados com a vida prática.

Assim, ao desenvolver noções de pesquisa na graduação, o profissional adquire um instrumental muito útil para o seu constante aperfeiçoamento, o que passa pela produção de conhecimento. Vale ressaltar que aqui reside a diferença entre profissionais que apenas replicam informações já existentes e aqueles que vão além, que “pensam fora da caixa”. É nesse processo que as habilidades de pesquisador fazem a diferença.

Enfim, quem exerce um ofício guardando tino para pesquisa quase sempre se destaca, pois geralmente possui maior curiosidade intelectual e mais capacidade de observar o mundo e seus desafios; reúne melhores condições para selecionar criticamente boas fontes de informações a fim de interpretar a realidade de forma mais global; valoriza a sua própria experiência de vida; assume posições de liderança de forma que considere a opinião de outros; e desenvolve capacidade de tomar boas decisões e de resolver problemas.

Eis, portanto, a importância de se ter noções de pesquisa científica: abrir os caminhos para um constante aperfeiçoamento profissional.

Prof. Dr. Janote Pires Marques

Docente do Curso de Pedagogia da UniAteneu

Doutor em Educação Brasileira

Conheça o Curso de Pedagogia da UniAteneu.