Como ser um gestor escolar de sucesso?

• Categoria do post:Educação
Você está visualizando atualmente Como ser um gestor escolar de sucesso?

Um bom gestor escolar é aquele que administra uma escola de forma democrática, que dá a voz a comunidade, proporcionando um ambiente de confiança e harmonia. Deve, portanto, promover parcerias entre professores (as), coordenadores (as), orientadores (as), funcionários (as) e as famílias no processo de tomada de decisão.

Dentro da escola, você pode assumir a gestão pedagógica, atuando como coordenador e a gestão administrativa, assumindo a função de diretor. Em ambas as funções, o gestor deve ser alguém proativo que tenha capacidade de gerir sua equipe de forma não autoritária, pois é através do compartilhamento das ações que os sujeitos irão assumir a responsabilidade de promover uma educação de qualidade pautada em princípios democráticos.

Outra atividade desenvolvida pelo gestor é a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), esse documento que é a alma da escola, é através dele que a escola irá apontar sua filosofia e seu marco teórico. O gestor precisa elaborar, acompanhar e avaliar se o que está sendo colocado em prática é coerente com a proposta da escola.

Além do PPP, o gestor precisa administrar a documentação escolar, os materiais pedagógicos e mesmo a estrutura do colégio, incluindo a manutenção de equipamentos, espaços e objetos que pertencem a escola. É seu papel também pensar na formação de seus professores, promovendo cursos de aperfeiçoamento no ambiente de trabalho, pois é através da formação continuada que os docentes estarão se qualificando e construindo a sua identidade profissional.

A formação continuada é outro ponto chave para ser um bom gestor, por isso, a necessidade do docente fazer uma pós-graduação na área. É através de um conhecimento mais aprofundando da área que ele poderá desenvolver atividades administrativas e pedagógicas essenciais para uma escola eficaz.

Profª. Ma. Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Coordenadora do Curso de Pedagogia da UniAteneu

Mestra em Educação e graduada em Pedagogia

Conheça o Curso de Pedagogia da UniAteneu.