A rotina universitária envolve longos períodos de permanência no campus, reunindo alunos, professores e colaboradores em um espaço de intensa convivência. Nesse contexto, os cuidados com a higiene bucal durante o dia são fundamentais para a promoção da saúde e do bem-estar coletivo. A negligência da higiene bucal pode ocasionar problemas como cáries, doenças gengivais e halitose, afetando tanto a saúde individual quanto as relações interpessoais, especialmente, em um ambiente em que a comunicação oral é constante.
Embora as demandas acadêmicas e profissionais dificultem a manutenção desses hábitos, práticas simples, como a escovação após as refeições e o uso do fio dental, são eficazes na prevenção de doenças bucais. Além disso, a universidade possui papel relevante ao incentivar ações educativas e disponibilizar condições adequadas para a higiene pessoal.
Dessa forma, a adoção de hábitos de higiene bucal no cotidiano universitário deve ser compreendida como uma atitude de responsabilidade individual e coletiva. Ao cuidar da saúde bucal, alunos, professores e funcionários contribuem para a construção de um ambiente acadêmico mais saudável, produtivo e respeitoso.
Prof. Me. Octávio Augusto de Castro Caracas
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu.
Mestre e graduado em Odontologia.
Saiba mais sobre o Curso de Odontologia da UniAteneu.