Inovação em Nutrição

  • Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente Inovação em Nutrição

Uma característica fundamental para qualquer empreendedor é a sua capacidade de inovar, isso porque a inovação está relacionada, justamente, ao fato de se colocar em prática novas ideias que criem ou modifiquem um objeto ou situação. Desta forma, é percebido que empreendedorismo e inovação estão mesmo inter-relacionados, sendo até mesmo dependentes. É impossível empreender sem inovar e vice-versa.

Para que haja sucesso na inovação, profissionais nutricionistas precisam não apenas fazer uma área de especialização, como tentar se desenvolver e encontrar novas áreas que ainda não foram exploradas economicamente, buscando soluções para as diferentes demandas do público, que cada vez mais exige produtos e serviços diversificados e altamente especializados. Para um nutricionista, pode não ser tão simples assim inovar e empreender, visto que é preciso saber lidar com alguns conhecimentos que nem sempre fazem parte do universo dele.

Para começar, destacamos a importância de buscar uma formação específica na área. Busque se atualizar em cursos de curta duração ou até mesmo especializações que possa lhe capacitar a pensar como um empreendedor. Na verdade, mais importante que aprender técnicas de gestão e finanças é estar inserido em um ambiente que estimule o desenvolvimento de novas ideias. A sala de aula, o convívio com os colegas e os professores e as experiências repassadas ajudam a despertar novos sentidos inovadores.

Um segundo aspecto importante é escolher uma área específica e um público-alvo para começar. Querer ter expertise em todas as áreas pode ser o primeiro passo para o fracasso de uma boa ideia. Por isso, depois de ter uma ideia, defina um nicho de mercado e, a partir daí, foque nas ações de pesquisa e planejamento, que serão tão importantes para a realização no negócio.

Um terceiro ponto inovador a ser desenvolvido é o aprimoramento em  diversas técnicas e ferramentas de marketing que podem ajudar você a divulgar a sua inovação. Atualmente, existem diversas tecnologias que podem facilitar o desenvolvimento de uma ideia. Sites, redes sociais, eventos, entre outros podem contribuir para a divulgação, além de oferecer um entendimento ainda maior sobre o mercado e o comportamento dos consumidores. Não adianta ter uma boa ideia que vai fazer a diferença para muitos clientes, se ninguém tomar conhecimento dela.

Finalmente, um fator importante deve ser elucidado que mais impede as pessoas de inovarem, em qualquer setor: o medo. Por temerem o fracasso ou acharem que suas ideias não são boas o suficiente, muitos profissionais acabam desistindo antes mesmo de começar. Pense bastante, pesquise, capacite-se, converse com outras pessoas, mas nunca deixe o medo impedir o seu crescimento profissional. Tenha a autoconfiança necessária para empreender.

Então, para quem deseja começar a empreender e inovar basta saber identificar quais são seus potenciais e diferenciais que possam ajudar você a crescer, da mesma forma que encontrar os problemas que impedem de alcançar os seus objetivos. Na verdade, empreendedorismo e inovação não são exclusivos de grandes feitos ou dos negócios mais bem-sucedidos. Qualquer nutricionista pode se beneficiar dos valores e ideais que esses conceitos carregam, ainda que em pequenas atitudes do dia a dia.

Prof. Renata Avelar Menezes

Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Ateneu

Especialista em Nutrição Pediátrica e Escolar e nutricionista com experiência em docência do ensino superior, nutrição clínica, nutrição hospitalar infantil, nutrição em oncologia pediátrica e unidade de alimentação e nutrição

 Conheça o Curso de Nutrição da UniAteneu.