Perigos da automedicação

  • Categoria do post:Saúde
Você está visualizando atualmente Perigos da automedicação

Compreende-se que o uso de medicamentos por conta própria sem antes passar por um profissional poderá ocasionar sérios malefícios para a saúde do indivíduo. Os fármacos devem ser recomendados por um profissional de saúde, pois obedecem a uma orientação que garante sua completa absorção pelo organismo. Um bom exemplo é o de que algumas drogas, se ingeridas com alimentos, não trarão o efeito desejado. Cabe destacar que, se dois fármacos forem ingeridos concomitantemente, um poderá impedir a absorção do outro. Assim, é preciso que se conheça o mecanismo de ação destes para que uma combinação adequada seja estabelecida.

Nesse contexto, é importante mencionar que o uso abusivo de corticoides, poderá trazer consequências graves a saúde e tem potencial para desencadear o surgimento de doenças secundárias limitantes, como a Síndrome de Cushing e o glaucoma. Dessa forma, é fundamental seguir as recomendações médicas para que o paciente alcance os benefícios da medicação com o mínimo de reações adversas que podem prejudicar sua saúde.

Em se tratando de antibióticos, o uso indiscriminado e inadequado desses fármacos poderá levar ao surgimento de microrganismos resistentes, de modo a comprometer a efetividade do tratamento e o aumento de óbitos causados por doenças infecciosas. Os antibióticos, se usados corretamente, são capazes de aniquilar as bactérias responsáveis pela infecção, impedindo a sobrevivência e proliferação de cepas resistentes. Assim, tal medicamentos somente devem ser usados mediante orientação profissional.

Torna-se imprescindível esclarecer que o uso incorreto de medicamentos poderá resultar em intoxicação ou, ainda, desencadear reações alérgicas, uma vez que todo medicamento trás consigo riscos quanto ao seu uso. Dessa forma, compete ao profissional avaliar e medir os riscos e benefícios. Cabe ressaltar que a cultura, a comodidade e o fácil acesso as medicações, dentre outros fatores, colaboram para a automedicação. Porém, o ato de usar medicamentos por conta própria poderá mascarar sintomas, levando muitas vezes ao agravamento de uma doença e óbito.

Desse modo, o uso correto e criterioso de medicamentos é condição maior para o ganho de saúde e superação da doença, sendo necessário seguir rigorosamente as recomendações prescritas pelo profissional da saúde. Assim, o uso racional de medicamentos é fundamental para a promoção de saúde e controle de doenças.

Profª. Drª. Nila Maria Bezerril Fontenele
Docente do Curso de Farmácia do Centro Universitário Ateneu
Doutora em Bioquímica, mestra em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) e graduada em Ciências Biológicas.

Saiba mais sobre o Curso de Farmácia da UniAteneu.