Os processos administrativos se direcionam por meio das perspectivas e necessidades de uma organização, visto pelas decisões traçadas nos objetivos. Nesta perspectiva, quando o foco organizacional é atingir e superar metas de forma eficiente e eficaz com bons rendimentos dos colaboradores, o ideal é optar por uma estratégia de gestão de desempenho, pois desta forma será possível melhorar e otimizar a performance de um time. Assim, o sucesso de uma organização acontecerá por meio do cuidado e observância do pessoal com foco na melhoria dos resultados.
Nesse contexto, vale destacar que a gestão de desempenho deve estar interligada, ou melhor, intimamente ligada à gestão de pessoas, e concomitantemente aos talentos e lideranças que são agentes internos, nos quais auxiliam na relação entre empresa e colaboradores. Dessa forma, é possível pontuar que a condução da gestão de desempenho não é uma tarefa simples, ou meramente banal, visto que trata-se da obtenção de maiores resultados, nos quais dependem diretamente da ação de pessoas.
Por isso, torna-se imprescindível e incansável o discurso constante de falar sobre esse modelo de gestão que vem atrelado a um determinante que é o desempenho, no qual deve ser potencializado com frequência. Dessa forma, é possível afirmar que a gestão de desempenho é uma estratégia gerencial que deve ser apoiada em uma trindade de “análise, acompanhamento e otimização”, que acarreta na identificação e apresentação de métodos com foco nas melhorias do trabalho individual e coletivo.
Dessa forma, é necessário pontuar que este modelo de gestão não é singularmente alto sustentável, pois para sua efetividade, é importante contar com a determinação de metas alcançáveis, e para tanto é preciso incluir no processo todos os envolvidos (gestores e colaboradores), objetivando o monitoramento, os gaps de desempenho e as melhorias necessárias. Nesta perspectiva, é importante salientar que o processo de gestão de desempenho é constante e cíclico, pois desta forma tem a possibilidade de realizar as intervenções imediatas e assertivas, evitando problemas gerenciais.
Profª. Sherida Nayara Alves da Silva
Docente do Curso de Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Ateneu
Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, tem em MBA em Gestão de Pessoas, é especialista em Psicopedagogia e graduado em Gestão de Recursos Humanos, Pedagogia e Turismo
Saiba mais sobre o Curso de Gestão de Recursos Humanos da UniAteneu.