A evolução da contabilidade tem se mostrado ainda maior com o desenvolvimento da tecnologia. Afinal, a transformação digital também está presente nos escritórios contábeis e existem cada vez mais recursos disponíveis para os profissionais. Nesse sentido, é importante se manter atualizado sobre as tendências da área e saber como incorporar as novidades em sua atuação. Isso permite entregar serviços melhores aos clientes, o que resulta em maior captação e fidelização do público.
Os avanços tecnológicos transformaram a rotina dos profissionais de contabilidade. É necessário se adequar à automatização de processos que garantem o cumprimento das obrigações e facilitam o dia a dia do cliente e do contador. O certificado digital auxilia no cumprimento de operações em ambiente digital, o que traz agilidade, desburocratiza as operações e garante a segurança dos dados empresariais. A plataforma Integra Contador, que será lançada pela Receita Federal, permitirá o acesso automatizado a uma série de informações que, até então, só estavam disponíveis no e-CAC.
Essa plataforma vai oferecer, em um primeiro momento, 27 serviços em sete Application Programming Interface (APIs). Todas as consultas a dados só serão permitidas após a conferência da autorização do proprietário das informações. Por fim, a Receita Federal lança a NFS-e Nacional criando um padrão nacional da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, determinando um layout único que possa ser utilizado por qualquer município do território brasileiro. tudo em um só lugar. Irá atender do microempreendedor individual (MEI) ao lucro real. Ou seja, uma rapidez e mais simplicidade de acesso. Mudanças são sempre bem vindas a fim de agilizar o trabalho do profissional contábil e atender o cliente de forma eficiente, evitando erros e prejuízos.
Profª. Riviane Belchior de Freitas
Docente do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Ateneu
Especialista em Controladoria Financeira e graduada em Administração de Empresas
Saiba mais sobre o Curso de Ciências Contábeis da UniAteneu.