Bom, a reflexão que é ofertada para todas e todos visa a Educação, ou será melhor dizer “Edu-relação”, algo como educação e relação entre pessoas, em particular, discentes e docentes. Ops! Não vamos esquecer da turma da coordenação, supervisão, diretoria e reitoria, certo? Aqui, um primeiro ponto de inflexão. Pausa para uma perguntinha: a educação voltará a ser igual a que era antes da “pandemia”? Manteremos o “cara a cara”, ou vamos nos adaptando às distâncias, às novas tecnologias “remotas”?
As escolas, como um todo, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, da graduação à pós-graduação, digam lá: voltamos ao que era ou vamos rumo ao futuro da virtualidade? Muita gente se pergunta se a “estrutura” das relações, do ensinar e aprender ainda vai existir. Ou, cada qual que cuide de seus saberes, ou quando muito, alguém surgirá para as orientações remotas, certo? Nesse “esquema”, precisa-se de “gente, altamente, capacitada” para os cargos importantes, docência ou cargos de direção? Certo? Ou, o que veremos é uma enxurrada de candidatos sem (ou quase nenhuma) formação universitária para as funções menos qualificadas ou significativas?
Ah! “O importante é a experiência…”. Vão dizer: Quem sabe! Agora, parei, e comecei a pensar… O que queremos? Como vamos nos socializar? Lembremo-nos do trabalho remoto, que deve continuar e, talvez, se intensificar, certo? Alguém falou em trabalho misto? Podemos afirmar que é realista? Ou laborar, a partir da nossa casa, online, síncrono, adaptando nosso lar em escritórios e em ambientes virtuais interessantes, divertidos, atrativos, é isso, que vai “rolar”? Mas, voltando à socialização, como a teremos? Os nossos jovens e adultos, estarão “conectados” ou “desconectados”? Bom, vamos esperar para ver. Dizem que quem viver… verá! Não esqueçam de dar um abraço (físico), e não um virtual, ok? Aquele abraço”
Prof. Dr. Roberto José Almeida de Pontes
Docente do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Ateneu
Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, mestre em Controladoria, especialista em Finanças Corporativas e graduado em Geografia e Ciências Econômicas
Saiba mais sobre o Curso de Ciências Contábeis da UniAteneu.