Bem-estar e saúde mental são consequências diretas sob o final vetorial do entorno, do meio ambiente e dos eventos. Dentro de vários círculos sociais, os relacionamentos vão agir sobre a construção dos fatores determinantes causas sobre o indivíduo e este, reagirá segundo sua personalidade. Como o foco é eliminar a causa da dor e gerar bem-estar, e estamos falando do meio profissional, as obrigações opressoras, a concorrência, as pressões externas e a busca por resultados diários são fontes reacionárias do problema. Educação social com adaptabilidade ou flexibilidade neste meio pode levar o protagonista ao dia seguinte sem maiores prejuízos ou danos.
A Psicologia Organizacional vem sendo implantada nas organizações a fim de minimizar a destruição progressiva dos valores naturais e formais dos profissionais ao longo do tempo produtivo, fruto de desgaste entre partes concorrentes ou paralelas no meio. Kuhn (1978) afirma que é o processo de conhecimento cumulativo em uma área que contribui para que se estabeleçam paradigmas científicos. Sua atuação direta na indústria e no comércio deram um novo vigor aos quadros produtivos que em muitos anos eram sacrificados e descartados, substituídos por novos. Desde a aplicação de melhorias sequenciadas, as pessoas se firmam mais em suas posições corporativas. Agora, os valores são indissolúveis e os profissionais, peças importantes a ponto de valer a pena sua manutenção e cuidado.
O fenômeno da globalização aguça as velocidades de respostas nos mercados, espremendo as equipes de trabalho ao extremo. Fica de pé quem tem mais maturidade, profissionalismo e estrutura psicológica estável para aguentar esta pressão ininterrupta. A PO é um diferencial empresarial e porque não dizer, financeiro, no tocante à manutenção dos investimentos nos profissionais que não podem ser perdidos no processo. Desta forma, o desenvolvimento desta ciência nesta área se faz mister com destaque para a liderança de departamentos gigantes em plena atividade.
É importante tocar no assunto tempo de vida profissional contemporâneo por causa da necessidade de a maioria dos trabalhadores passarem suas vidas ou seus dias todos dentro das estruturas corporativas, dando margem ao nascimento de níveis íntimos de relacionamentos e novas complexidades de crises e problemas que os acompanham.
Prof. Me. Mariano Lins
Docente do Curso de Marketing do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Gestão e Auditorias de Meio Ambiente, especialista em Logística Empresarial, graduado em Marketing de Varejo e é consultor empresarial.
Conheça mais sobre o Curso de Marketing da UniAteneu.