Desde os tempos antigos, na era pré-histórica, fomos nos aperfeiçoando para sermos seres andantes. Durante esse momento, que durou milhares de anos, nós evoluímos mentalmente para evitar perigos contra a nossa vida e nossos corpos foram aperfeiçoados para caminhar horas a procura de nosso alimento.
Antigamente, tínhamos uma tendência pré-histórica de acumular energia, porque a comida era escassa. Antigamente, tínhamos a tendência de ser nômade, porque quando um alimento faltava em uma determinada região, nós imediatamente nos levantávamos e íamos para outro local que tivesse o recurso que necessitamos. Ou seja, antigamente, tinha-se a ideia de não gastar energia.
Durante a chamada evolução, nós, os seres humanos, desenvolvemos tecnologias impensáveis em tempos passados. Somos capazes de ir à lua e estamos trilhando caminhos para outros planetas. Com a nossa tecnologia, o conforto é inevitável: deixamos de caminhar horas e hoje grande parte do sustento vem de trabalho sedentário. Deixamos de plantar o nosso alimento e pedimos este mesmo alimento, por um aplicativo que chega em minutos de onde estivermos.
Hoje em dia, não temos mais a característica de nômades e o nosso corpo manteve ainda a tendência de acumular energia, tendência essa que foi adquirida durante milhares de anos. O que antigamente era natural e inevitável, para a sobrevivência da espécie, hoje com as grandes cidades e o mundo moderno parece ser artificial e para poucos, pois devido a inúmeras rotinas diárias difíceis, nem todas as pessoas conseguem manter uma vida mais saudável e ativa fisicamente.
O profissional de Educação Física vem como um agente fundamental e indispensável em momentos de sedentarismo, de comodismo, de doenças, de crises e de oportunidades. Esse mundo de oportunidades reflete pessoas que necessitam melhorar a qualidade de suas vidas. A Educação Física, por meio de seus profissionais, desenvolve indivíduos mais conscientes de que somente com saúde podemos ter uma vida mais digna, livre e respeitosa.
A prevenção faz toda a diferença!
Prof. Ms. Francisco Girleudo Coutinho da Silva
Docente do Curso de Educação Física da UniAteneu
Mestre em Ciências Médicas, especializando em Personal Training e graduado em Educação Física
Conheça o Curso de Educação Física da UniAteneu.