5 motivos para fazer faculdade

Você está visualizando atualmente 5 motivos para fazer faculdade

Assim que se chega no ensino médio, uma das dúvidas que tomam conta do nosso pensamento é se vale a pena encarar uma faculdade ou se seguir por outro caminho será a melhor opção. Nesse artigo separamos alguns motivos que farão da graduação sua melhor escolha para o futuro.

Questões de salário, profissionalização e oportunidades melhores na carreira estão entre as vantagens de seguir o meio acadêmico. Confira a seguir mais sobre esses e outros pontos vantajosos de escolher uma graduação para o futuro.

Possibilidade de se especializar em uma profissão que ame

Após sair do ensino médio, a gama de empregos disponíveis que os estudantes podem ocupar com seu conhecimento até que apresentam uma variedade de funções, entretanto, são cargos de entrada e com pouca possibilidade de crescimento. Nessa situação o trabalhador normalmente passa por um treinamento específico na empresa para exercer a sua nova profissão, adquirindo experiência e podendo crescer dentro da companhia.

Contudo, para ocupar profissões mais específicas e cargos melhores é preciso elevar seu estudo além do ensino médio, investindo em uma graduação e especializações. Não importa o quão esforçado seja dentro da empresa, muitas funções não serão possíveis de serem ocupadas devido a falta de um diploma, como em áreas de gestão, gerência e chefia, por exemplo. Além disso tem as profissões mais específicas, como médico, enfermeiro, advogado, veterinário, engenheiro, arquiteto, entre muitas outras, todas precisam no mínimo de uma formação acadêmica para atuação na área.

A faculdade permite que o aluno estude tudo sobre a profissão que tem interesse e se especializar nesse segmento, se tornando uma referência. É ela quem permite trabalhar com o que realmente gosta, e não somente exercer funções que há vagas no momento.

Possibilidade de planejar uma carreira específica

É por meio da formação acadêmica que é possível realizar um planejamento específico de tudo que quer alcançar em sua carreira profissional. O passo para o sucesso está na graduação em si, que permite você entrar na área desejada, e, posteriormente, direcionar seu foco por meio das especializações, montando assim sua carreira passo a passo.

Para quem busca esse planejamento de carreira, a graduação é o meio ideal. É ele quem permite que você siga seu futuro na área que tem maior afinidade, a que acredita ser sua vocação e assim construir um legado fazendo o que gosta.

Por fim, é preciso analisar o mercado do segmento que pretende ocupar para avaliar se há possibilidade dessa função ainda ser um destaque quando chegar lá, caso contrário, a profissão poderá até mesmo não existir mais.

Salários maiores

Pode parecer apenas falácia, mas segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), profissionais com ensino superior ganham em média 2,5 mais do que um trabalhador sem o mesmo nível educacional aqui no Brasil. Isso significa que, para ter uma vida razoavelmente confortável, um dos principais caminhos está nos estudos por meio da faculdade.

Com a desigualdade social que assola o país, a universidade tem um valor ainda maior. É ela quem permite uma remuneração e educação melhor, significando até que, ao cursar uma graduação, a pessoa poderá mudar drasticamente de vida, tendo um futuro melhor.

Possibilidade de estudar no exterior

Se você deseja sair por aí e conhecer o mundo ou ter experiências internacionais em uma localidade específica, a universidade é um ótimo meio para esse objetivo. Atualmente diversas faculdades disponibilizam a opção de realização de intercâmbios, podendo assim conhecer novos países por meio da educação.

Além disso, há universidades brasileiras que dispõe de parcerias com instituições internacionais, permitindo assim que o estudante curse uma parte da graduação em território nacional e o restante na universidade estrangeira.

Com isso o estudante terá dupla diplomação, ou seja, será formado no mesmo curso por duas universidades, uma nacional e uma internacional, melhorando ainda mais o seu currículo e seu networking por ter contatos em outro país.

Também há a possibilidade de ingressar em uma faculdade internacional sem a necessidade de ter um vínculo com uma instituição nacional. Isso é possível graças a programas específicos, como o Erasmus, Rotary, Aiesec, entre outros. Eles permitem que você encontre oportunidades de intercâmbio de modo mais acessível, tornando ainda mais possível o sonho de estudar fora do país.

Realização pessoal

Encarar uma faculdade não é para qualquer um, são momentos de tensão, estresse e há até horas que bate a vontade de desistir de tudo, porém tudo isso é superado pela vontade de exercer a profissão que sempre sonhou. Passar por essa difícil etapa é um grande motivo de orgulho e realização pessoal, são anos se dedicando aos estudos, algo que permitirá você seguir uma carreira tão desejada.

……

Sabendo desses motivos, que tal dar o primeiro passo rumo a sua formação acadêmica? Conheça as graduações da UniAteneu e escolha a profissão do seu futuro.