Conheça 4 cursos para quem quer seguir na carreira pública

• Categoria do post:Educação
Você está visualizando atualmente Conheça 4 cursos para quem quer seguir na carreira pública

É unânime, em algum momento da sua vida alguém já chegou para você e disse para fazer concurso público, e para quem esse momento ainda não chegou, logo chegará. Mas de onde vem essa obsessão pelo serviço público? Das muitas vantagens e estabilidades que esse setor proporciona.

Os concursos disponibilizam vagas que necessitam desde apenas o ensino básico até uma graduação e vários idiomas dominantes. Pensando nesse universo dos concursos, montamos um artigo especial para explicar tudo sobre a carreira pública e as principais graduações solicitadas para preencher essas vagas.

Conhecendo a carreira pública

Uma carreira em órgão público é a ocupação daquelas funções que são alcançadas principalmente por meio de concurso, seja a nível municipal, estadual ou federal. Há outros métodos de ingressar nessas instituições de forma temporária, como por meio de contrato ou processo seletivo simplificado (PSS), entretanto essas modalidades não usufruem de todos os benefícios que um concursado, principalmente a parte da estabilidade.

Voltando para o processo do concurso em si, o modo de seleção ocorre de forma justa e democrática, não privilegiando ninguém por indicação ou currículo, por exemplo. Todos que atinjam os requisitos mínimos do cargo têm a oportunidade de se inscrever e concorrer a uma das vagas disponíveis.

Vale lembrar que, além dos requisitos, é preciso que o candidato esteja em dia com suas obrigações legais antes da nomeação como servidor público. Um exemplo é em relação à dispensa militar, que necessita que esteja em dia, caso contrário a nomeação será deferida.

Se tratando das etapas, normalmente é seguido um cronograma que consiste em:

– Lançamento do edital;

– Efetivação da inscrição e pagamento da taxa de inscrição (É possível solicitar isenção da taxa caso atenda aos requisitos dessa opção);

– Realização da prova teórica e prática (Em alguns cargos como os da área militar são solicitados testes de aptidão física como prova prática);

– Procedimentos específicos de alguns cargos como exames de saúde e toxicológico, além da pesquisa social;

– Divulgação do resultado no Diário Oficial.

É importante ler o edital antes de efetuar a inscrição para o cargo pretendido. Algumas vagas solicitam algum tipo de graduação, podendo ser uma em específico, além de carteira de habilitação, domínio de alguma linguagem estrangeira ou outros requisitos, por exemplo.

Por que fazer um concurso público?

Passa por todos os processos citados no bloco anterior e ingressar sua carreira em um órgão público tem seus benefícios. Entre os principais está a estabilidade que um concurso público proporciona. Esse tópico é certificado pela Constituição Federal, sendo alcançado após 3 anos de exercício na função pública.

Esse é um benefício tão bom do funcionalismo público que o profissional concursado só poderá ser demitido caso ele cometa alguma atitude de cunho grave e que esteja estabelecida do Estatuto ou Regimento. Além disso, para ser efetivada a demissão, o caso deverá ser julgado judicialmente, ou seja, sem demissões sem motivo.

Cursos para quem quer seguir na carreira pública

Outro benefício está na possibilidade de conseguir uma vaga de emprego sem ter experiência profissional. Normalmente os jovens recém-graduados sofrem para ingressar no mercado de trabalho devido à falta de experiência na área e até mesmo a idade em si, situação contornada pelo concurso público.

A carreira pública também dispõe de outros pontos positivos como um salário inicial melhor do que o praticado no mercado comum, além de poder receber um acréscimo conforme o tempo de exercício da profissão. Por fim temos a possibilidade de tirar licenças remuneradas de até três meses a cada cinco anos de função, além de ter direito a uma licença de até dois anos, porém esta sem remuneração.

Graduações indicadas para quem pretende fazer concurso público

Há alguns cursos que são bastante solicitados quando se trata de concurso público. Separamos alguns para que você guie seu futuro caso deseje ocupar algum desses cargos.

Direito

O graduado em direito tem bastante opções de cargos quando se trata de concurso público. Entre as possibilidades estão vagas de Delegado, Juiz, Promotor de Justiça, Procurador e Consultor Jurídico. Vale lembrar que algumas dessas vagas necessitam que o formando seja aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Enfermagem

Hospitais e prefeituras costumam abrir vagas frequentemente para graduados em enfermagem, principalmente com a pandemia da Covid-19. Além do salário atrativo, o concursado pode tentar ocupar vagas mais altas, como de gestão e pesquisa.

Administração

São muitas as opções de concurso que o graduado em administração pode concorrer. Vários órgãos necessitam de profissionais para atuar na gestão e administração do serviço público, o que faz com que esse profissional tenha grande chance de crescer dentro da instituição.

Licenciatura

A base de qualquer profissão também é formada por concursados. Professores graduados em qualquer área de licenciatura e até mesmo em pedagogia podem ocupar cargos públicos em escolas e universidades a nível municipal, estadual ou federal.

Geralmente concursos dessa área procuram professores de várias disciplinas em um único processo, o que possibilita que você concorra a uma vaga apenas de sua especialidade.

…..

Conhecendo os cursos, dê o primeiro passo rumo ao concurso público com as graduações da UniAteneu.