2 soft skills essenciais para ser um líder de sucesso

Você está visualizando atualmente 2 soft skills essenciais para ser um líder de sucesso

Assumir uma posição de gestão está nas pretensões de muitos alunos formados em cursos de gestão. No entanto, para progredir nas respectivas áreas escolhidas, diversas competências são requeridas. Habilidades interpessoais são indispensáveis, a capacidade de construir relacionamentos de sucesso são essenciais para a liderar uma equipe e lidar com pessoas é efetivamente a melhor maneira de conquistar o respeito de sua equipe. E como fazer isso?

O dia a dia é seu melhor aliado. Construir pontes e relacionamentos levam tempo, mas é essencial gastar tempo com as pessoas e o cargo de gestão tem tudo a ver com gente. Reservar um tempo para conhecer os membros de sua equipe em nível pessoal e profissional é essencial. Em tempos de pandemia, fica mais complicado, mas devemos ter atividades sociais, tudo com muito zelo profissional, ou ainda treinamentos com a equipe. Tudo isso será um passo importante para a construção de seu respeito e liderança.

Trabalhamos em equipes. Esta é uma “pegada” que não tem volta. Podemos enumerar muitos benefícios do trabalho em equipes, mas este não é o foco deste artigo. Precisamos lidar com as equipes e demonstrar qualidades gerenciais e autoridade, ao mesmo tempo em que devemos manter a aptidão de ser parte da equipe. Comunicação é essencial. Vem cá, não dá para pensar em ser um líder eficaz sem dominar a comunicação, incluindo habilidade de escrita, verbais e, especialmente, uma escuta ativa. Precisamos levar a sério o que as pessoas falam e aprender o alfabeto das entrelinhas.

Como gestor, você é o modelo de comunicação para sua equipe que combate a boa batalha com você na linha de frente, bem como a alta gestão que te cobra incessantemente por bons resultados. Você precisa estabelecer um relacionamento de confiança com seus colaboradores. Pessoas confortáveis compartilham informações preciosas com você e vice-versa. Garantir que as linhas de comunicação permaneçam abertas vai te permitir com que discutam sobre preocupações antes que eles se tornem grandes.

Adotar uma política de portas abertas vai te permitir crescer. Lembre-se, ter uma rotina de reuniões vai facilitar o contato com a equipe e a troca de informações. Conceder oportunidade e voz aos colaboradores vai te colocar em um patamar importante, afinal, as pessoas fazem as máquinas funcionarem e os gestores lubrificam as ferramentas. Ser leve, ter contato visual, dar um sorriso e ouvir com atenção é fundamental. Uma atitude aberta e positiva ajuda a criar muito um ambiente de trabalho confortável. Não seja fechado e nem tente ser maior do que você realmente é, afinal, o pedestal é para segurar microfone e as pessoas precisam caminhar com os pés no chão. São pessoas!

Reconhecer as conquistas dos outros é fundamental. Gestores que incentivam tendem a crescer mais no conceito da equipe. Reconheça, tenha interesse, valorize! Gente alegre e motivada é sinônimo produtividade, com tudo no devido lugar e na medida certa. Não tem receita de bolo, mas tem gente. Valorize este importante ativo! Forte abraço!

Prof. Ms. Naiderson Ferreira de Lucena

Coordenador dos cursos de Administração, Processos Gerenciais e Logística do Centro Universitário Ateneu

Mestre em Administração, pós-graduado em Finanças e Gestão de Pessoas e é graduado em Administração de Empresas

Conheça o Curso de Administração da UniAteneu.