Cuidados com seus equipamentos em época de pandemia

Você está visualizando atualmente Cuidados com seus equipamentos em época de pandemia

Cuidados com os notebooks

Antes de iniciar as tarefas, faça uma limpeza de cache por meio da ferramenta já existente no Windows. Isso porque ao longo do uso há um acúmulo de arquivos temporários, cache e relatórios de erros que ocupam espaço interno. Aproveite ainda para desinstalar programas pouco usados. Feche também as abas que não estão sendo usadas e opte por abri-las novamente quando necessário. Isso tudo vai ajudar a melhorar o desempenho do notebook. Caso seja necessário analisar arquivos simultaneamente, opte, se possível, por trabalhar em duas telas, com o uso de um monitor tanto de telas planas como curvadas. A ideia é complementar a experiência oferecida pelo notebook.

Atualizações

Sempre que possível, evite que programas sejam executados automaticamente em segundo plano logo ao iniciar um notebook. Vá ao Gerenciador de Tarefas e desative esta função do aplicativo. Com menos memória consumida e o processador direcionado para a tarefa que está sendo realizada, há possibilidade de o desempenho ser elevado.

Bateria

Para minimizar o cansaço visual e assegurar a durabilidade da bateria após longas horas de trabalho em frente ao notebook, o ajuste do brilho da imagem é essencial.

Videoconferência

Para quem precisa acompanhar as aulas a distância por meio de videoconferências, a disponibilidade de uma tela maior simplifica parte do trabalho, tornando mais fácil a visão dos detalhes. Com isso, a TV pode se tornar um equipamento essencial durante o período de trabalho remoto.

Smartphone

E a tela do smartphone também pode ser reproduzida no computador ou no tablet. Para isso, o usuário precisa fazer uma rápida autenticação, conectar os dispositivos na mesma rede e inserir a senha nos aparelhos pareados. Assim, é possível receber notificações dos principais aplicativos direto na tela do notebook enquanto trabalha, além de compartilhar fotos com facilidade. Diversos sistemas operacionais permitem esse tipo de aplicação.

Limpeza

Para evitar qualquer tipo de propagação da doença através do computador, algumas medidas simples de higiene são essenciais. Com a ajuda de um pano e do álcool isopropílico 70%, limpe o monitor e os demais dispositivos que se conectam à máquina, lembra a Intel. Os equipamentos periféricos (teclado e mouse) devem estar desconectados e o notebook ou PC precisam estar completamente desligados, sem bateria e fora da tomada.

Segurança

Mesmo trabalhando de casa, os cuidados com o acesso de sites desconhecidos devem ser redobrados. Por isso, evite clicar em links duvidosos que podem trazer spams, trojans, spywares, adwares, phishing e outros malwares para o computador, deixando-o muito mais lento e correndo o risco de ter seus arquivos confidenciais do trabalho corrompidos.

Prof. Marcos Forte Sales
Docente do Curso de Redes de Computadores do Centro Universitário Ateneu
Mestrando em Ciências da Educação, especialista em Sistemas de Informação e em Informática na Educação e graduado em Pedagogia
Conheço o Curso de Redes de Computadores da UniAteneu.