Varíola dos macacos: o que o cirurgião-dentista precisa saber?

Você está visualizando atualmente Varíola dos macacos: o que o cirurgião-dentista precisa saber?

A varíola dos macacos consiste em uma doença de etiologia viral ocasionada pelo vírus monkeypox. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a transmissão da doença ocorre, principalmente, pelo contato com pessoas infectadas, sintomáticas e com lesões ativas, através de seus fluídos corporais, gotículas respiratórias ou prática sexual. Todavia, verifica-se que o contágio também pode ocorrer de forma indireta, através de elementos contaminados pelo vírus, como roupas, toalhas, roupas de cama, objetos pessoais, eletrônicos e demais superfícies.

Nesse contexto, a Odontologia atua diretamente no diagnóstico e manejo dos pacientes infectados pelo vírus. Úlceras e lesões, bem como outras manifestações em boca, podem ser altamente infecciosas, o que significa que a cavidade oral também pode representar um meio de infecção, devido ao contato direto com mucosa, saliva, gotículas respiratórias ou aerossóis. Apesar de os mecanismos de transmissão aérea da doença ainda não estarem bem esclarecidos, recomenda-se que pacientes em atividade de doença não realizem tratamento odontológico, uma vez que podem estar na fase prodrômica, aumentando o risco de contaminação.

Após o primeiro contato com o vírus, há um período de incubação de cerca de 1 a 2 semanas e, em seguida, inicia-se o período prodrômico da doença, caracterizado pelo surgimento dos sinais e sintomas iniciais, semelhantes à outras doenças virais, como: febre, cefaleia, mal-estar, fraqueza, dor muscular e linfadenopatia generalizada. Na maioria dos casos, a linfadenopatia pode ser observada nas cadeias ganglionares da região da cabeça e do pescoço, sendo assim mais facilmente identificadas pelo cirurgião-dentista. Após a fase prodrômica, manifestam-se as lesões em mucosa e pele.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (Centers for Disease Control and Prevention CDC), lesões orais são observadas em aproximadamente 75% dos casos e surgem primeiramente na cavidade oral, antes de apresentarem-se em pele. Tais lesões duram aproximadamente sete dias e progridem por meio de cinco estágios (macular, papular, vesicular, pustulosa e úlcera) antes da formação de crostas e posterior resolução. É importante salientar que lesões intraorais podem ser as primeiras manifestações da doença. Logo, os profissionais devem estar atentos para presença de manchas, pápulas, petéquias, vesículas, pústulas e úlceras em cavidade oral ou crostas em lábio (Figura 1).

Figura 1 – Lesões orais e periorais em diferentes pacientes e fases da doença

1. Pápulas localizadas em lábio e região perioral. b. vesículas em região perioral. c. úlcera em comissura labial esquerda. d e e. úlceras em língua. f, g e h. lesões em orofaringe.

Fonte: The New England Journal of Medicine (Thornhill JP et al., 2022).

Para além do exame clínico, o cirurgião-dentista também deve solicitar exames complementares para fins diagnósticos. Casos suspeitos ou diagnosticados devem ser encaminhados para avaliação médica e se confirmados, devem ser notificados.

Referências

1. Thornhill JP et al. SHARE-net Clinical Group. Monkeypox Virus Infection in Humans across 16 Countries – April-June 2022. N Engl J Med. 2022 Jul 21. doi:10.1056/NEJMoa2207323.
  2.  World Health Organization. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/monkeypox
  3.  Centers for Disease Control and Prevention. https://www.cdc.gov/poxvirus/monkeypox/clinicians/clinical-recognition.html

Profª. Ma. Joyce Magalhães de Barros
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu
Mestra em Ciências Odontológicas e graduada em Odontologia, especializanda em Implantodontia e coordenadora da Clínica Escola de Odontologia da UniAteneu

Saiba mais sobre o Curso de Odontologia da UniAteneu.