Ufa! Escolhi Farmácia. E agora? E depois?

• Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente Ufa! Escolhi Farmácia. E agora? E depois?

Mais do que apenas algumas possibilidades, um imenso leque de opções, o Curso de Farmácia é responsável por formar os profissionais da saúde que atuam na cadeia produtiva de medicamentos, fármacos, alimentos, cosméticos, reagentes químicos e análises clínicas, os quais podem atuar em todos os níveis de atenção à saúde, pesquisa, manipulação, produção, armazenamento e controle de qualidade de fármacos, bem como avaliação toxicológica de medicamentos e gerenciamento de laboratórios.

De acordo com o último panorama lançado pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), uma das áreas de atuação que mais tem se destacado é a Farmácia Magistral, ou de Manipulação. Contando, inclusive, com os últimos anos regados pela pandemia, esse foi um setor que só obteve crescimento de mercado, em torno de 11,8% de crescimento no País, com maior destaque ao crescimento da região Nordeste. Lembrando que até mesmo a própria vertente da Farmácia Magistral segue diversos caminhos, como a Manipulação Hospitalar, Veterinária, Consultoria Farmacêutica, Cosméticos, P&D, entre outros.

As carreiras citadas são apenas algumas das diversas atribuições que o profissional farmacêutico pode exercer. Pelo menos 35 áreas de atuação são consideradas específicas do profissional farmacêutico, devidamente regulamentadas pelos respectivos conselhos de Farmácia. Seja qual for a área de atuação escolhida, é fato que grande parte dos alunos que procuram cursar Farmácia conhece pouco sobre a profissão, descobrindo toda a sua diversidade durante a formação. A escolha pela graduação em Farmácia não é o fim, é apenas o começo de uma trilha com as mais variadas possibilidades, como uma árvore com muitas ramificações, tendo boas escolhas para todos os gostos!

No entanto, é importante enfatizar que todos os caminhos para o profissional farmacêutico são congruentes a um tipo de habilidade indispensável: habilidade interpessoal. O desenvolvimento da comunicação, tanto oral quanto escrita, interpretar uma situação-problema, ter aptidão para resolver em equipe, gerenciar pessoas e saber aliar os conhecimentos técnicos adquiridos com bom poder de argumentação, são características que destacam e diferenciam o profissional em qualquer que seja a sua área de atuação.

Portanto, se eu puder dar alguns conselhos aos futuros profissionais, seriam: aprendam a se comunicar de forma efetiva (estou transmitindo clareza na minha forma de se expressar?), tenham em mente como aplicar os conhecimentos técnicos adquiridos no decorrer da graduação (enxergo onde uma disciplina se conecta na outra e como utilizar esse conhecimento na prática?), busquem estágios ou experiências profissionais, leiam e interpretem textos (estou entendendo o que esse conteúdo deseja transmitir?) e não se prendam apenas ao que a faculdade lhe proporciona, você é o maior responsável pelo seu futuro profissional. O investimento vai valer a pena.

Profª. Ma. Jéssica de Castro Fonseca
Docente do Curso de Farmácia do Centro Universitário Ateneu
Doutoranda e mestra em Ciências Farmacêuticas e graduada em Farmácia

Conheça mais sobre o Curso de Farmácia da UniAteneu.