Por quê? Esse assunto é de extrema importância, pois faz lembrar aos pais ou responsáveis qual o momento adequado de levar a “criança” para consulta com um dentista, mais especificamente um odontopediatra. O odontopediatra é o profissional que tem mais conhecimento sobre o que está normal e o que está alterado na cavidade bucal infantil. Além disso, é o profissional mais abrangente, pois não se limita apenas ao diagnóstico e processos terapêuticos específicos, mas também se destaca por avaliar o crescimento e desenvolvimento da criança, em todos os seus marcos de desenvolvimento, e suas repercussões nas estruturas dento-faciais.
E, claro, o mais visível, nós temos um jeito de trabalhar único! Não é simplesmente uma técnica ou jeito, mas uma arte misturada com ciência que facilita o descobrimento e o respeito do universo deles com segurança a cada consulta. Mas sempre atento às suas fases de desenvolvimento e às mudanças acompanhadas por cada período, fazendo com que cada consulta se torne uma novidade para ela, e, assim, se construa uma relação de confiança, tranquilidade e afeto, destruindo qualquer experiência de medo e ansiedade, que são fundamentais para o sucesso do acompanhamento odontológico ao longo da vida.
Logo, investir na saúde bucal de nossas crianças é garantia de muitos sorrisos no futuro. Quanto antes for a primeira consulta odontológica de uma criança, mais cedo hábitos saudáveis serão adquiridos e menores serão as possibilidades do surgimento de alterações bucais que possam trazer prejuízos ao seu crescimento e desenvolvimento. Por isso, sempre devemos buscar um profissional adequado e capacitado para esses pequeninos. Toda criança merece um odontopediatra.
Prof. Me. Pedro Jessé Lima Veras
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu
Doutorando em Biotecnologia, mestre em Odontologia, especialista em Odontopediatria e graduado em Odontologia
Saiba mais sobre o Curso de Odontologia da UniAteneu.