A formação profissional para logística do futuro

Você está visualizando atualmente A formação profissional para logística do futuro

Embora a gestão logística promova a integração multifuncional de processos, muitas universidades ainda estão lutando para redesenhar seus currículos para refletir tal complexidade. Existem diferentes pontos de vista sobre o equilíbrio adequado entre o conhecimento dos assuntos e as habilidades de gerenciamento geral necessárias para tecnólogos em Logística.

Com relação ao mercado de trabalho, as habilidades estratégicas dos formados nos cursos de nível superior em Logística estão se tornando cruciais. Neste contexto, o mercado de trabalho está se adaptando às mudanças e mudando seus critérios de seleção de graduados. Os cursos de nível superior em Logística vêm atribuindo ênfase exagerada no conteúdo logístico e na cadeia de suprimentos em detrimento de habilidades gerais de empregabilidade. Os empregadores relatam falta de habilidade de comunicação, habilidades analíticas e várias qualidades pessoais.

Ademais, a empregabilidade está se tornando cada vez mais importante à medida que há maior competição por vagas. Após análise dos principais cargos oferecidos para graduandos nas últimas quatro semanas acessíveis via busca no Google com o texto “Estágio na área de Logística na Região Metropolitana de Fortaleza”, é possível identificar que:

Fonte: dados da pesquisa

O mercado de trabalho regional necessita dos graduandos de sólidos conhecimentos voltados para áreas de transporte, armazenagem, embalagem e compras, mas também de conhecimentos voltados a gestão de negócios e habilidades de gerais em Informática. Chee Yew Wong [1], professor de Gestão da Cadeia de Suprimentos da Universidade de Leeds na Inglaterra aponta que os recrutadores – headhunters de profissionais de Logística – destacam a importância das habilidades profissionais e do conhecimento de gestão geral, em vez de somente conhecimento de um assunto específico de Logística.

Os empregos em diferentes faixas salariais requerem candidato com níveis diferentes de habilidade e conhecimentos. No entanto, é importante os programas de graduação buscarem equilibrar seus currículos com relação ao desenvolvimento de competências em Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos, negócios em geral, habilidades de gestão e liderança exigidas pelo mercado.

[1] WONG, Chee Yew et al. Logistics and supply chain education and jobs: a study of UK markets. The International Journal of Logistics Management, 2014.

JORDAN, Christine; BAK, Ozlem. The growing scale and scope of the supply chain: a reflection on supply chain graduate skills. Supply Chain Management: An International Journal, 2016.

BALS, Lydia et al. Purchasing and supply management (PSM) competencies: Current and future requirements. Journal of purchasing and supply management, v. 25, n. 5, p. 100572, 2019.

Prof. Ms. Naiderson Ferreira de Lucena

Coordenador dos cursos de Administração, Processos Gerenciais e Logística do Centro Universitário Ateneu

Mestre em Administração, pós-graduado em Finanças e Gestão de Pessoas e é graduado em Administração de Empresas

Conheça o Curso de Logística da UniAteneu.