O ingresso na universidade é um marco significativo na vida de muitos jovens, sendo, ao mesmo tempo, uma oportunidade e um desafio. Nesse contexto, é importante observar os impactos da mudança na vida dos novos universitários. Estudo publicado em 2018 na Revista Brasileira de Educação Médica¹ encontrou uma prevalência de depressão de 28,6% e de ansiedade de 36,1% entre estudantes universitários da área da saúde.
Outro estudo, publicado em 2022 no Jornal Brasileiro de Psiquiatria², relatou que 30,9% dos estudantes de graduação de uma universidade pública no Sul do Brasil apresentavam sintomas de ansiedade generalizada severa.
Esse cenário é causado por uma combinação de fatores. Entre eles, destacam-se a pressão por desempenho acadêmico, a adaptação a uma nova rotina, a distância da família, a dificuldade de socialização, além da sobrecarga financeira. Esses fatores podem apresentar contornos ainda mais agravantes quando o estudante necessita conciliar os estudos com jornadas de trabalho, realidade que, muitas vezes, é um reflexo das desigualdades sociais e da necessidade de autonomia financeira.
É essencial que as instituições de ensino superior adotem estratégias para mitigar esses problemas, como por exemplo: oferecer suporte psicológico acessível, promover a integração dos estudantes, capacitar professores e coordenadores, ajustar a carga acadêmica, fomentar a educação financeira, entre outras.
A criação de um ambiente acadêmico acolhedor e sensível às necessidades dos estudantes deve ser prioridade das instituições. Mais do que formar profissionais, a universidade tem o papel de contribuir para a formação de cidadãos plenos e saudáveis, capazes de enfrentar os desafios da vida acadêmica e além dela.
O sofrimento estudantil não pode ser ignorado. É preciso agir para transformar a experiência universitária em uma etapa de crescimento, e não em um fardo emocional. A universidade deve ser um lugar de aprendizado e construção de sonhos, nunca de destruição deles.
¹ Prevalência de depressão e ansiedade entre estudantes da área da saúde (2018) – Revista Brasileira de Educação Médica: https://www.scielo.br/j/rbem/a/kyYq35bwkZKHpKRTjyqjMYz
² Ansiedade generalizada severa em estudantes de graduação (2022) – Jornal Brasileiro de Psiquiatria: https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/phdLZspxdbSmbRtqGs5WtGh
Prof. Me. Alexandre Guimarães Bezerra Cavalcante
Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Ateneu.
Doutorando e mestre em Saúde Coletiva, especialista em Gestão de Serviços de Saúde, em Saúde da Família e Comunidade e em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde e graduado em Fisioterapia.
Saiba mais sobre o Curso de Fisioterapia da UniAteneu.