Pós-graduação, Especialização, MBA: Conheça as diferenças

• Categoria do post:Educação
Você está visualizando atualmente Pós-graduação, Especialização, MBA: Conheça as diferenças

É comum surgir dúvidas quando o assunto se trata das diferenças entre MBA e pós-graduação. Isso se deve devido a consolidação de pós-graduações no Brasil ser algo relativamente novo e de pouco acesso a maioria.

Também há questões de nomenclaturas que geram uma certa confusão na hora da escolha, fazendo com que o estudante não saiba a diferença entre Stricto Sensu e Lato Sensu, por exemplo.

No Brasil, os primeiros cursos de especialização de pós-graduações foram criados e reconhecidos a partir da segunda metade da década de 1960, estando bem atrás de regiões como os Estados Unidos e a Europa.

Atualmente, o mercado vê profissionais com mestrado, doutorado, MBA ou especialização como uma peça rara e indispensável no ambiente de trabalho, por isso é importante que o profissional busque sempre se atualizar e se aperfeiçoar em sua área de conhecimento.

A seguir mostraremos as diferenças de cada tipo de especialização e quais se adequam melhor a sua pretensão de carreira no futuro.

Pós-graduação

Como o próprio nome já deixa a entender, pós-graduação é tudo aquilo que vem após a graduação, podendo ser uma especialização, mestrado ou doutorado, por exemplo.

Concluindo sua graduação, há algumas alternativas de especialização que determinarão seu futuro. Se tratando do âmbito acadêmico, opções como mestrado e doutorado são as ideias, já para o mundo além do ensino, uma especialização ou MBA são os mais indicados.

Lato Sensu

Traduzido do latim, o termo Lato Sensu significa “em sentido amplo”, ou seja, se trata de pós-graduações que são voltadas para alguma especialização.

O estudante poderá ter acesso a uma pós-graduação Lato Sensu logo após concluir sua graduação. Essa modalidade é ideal para o profissional que pretende se aperfeiçoar em sua área de trabalho ou até mesmo conhecer uma nova função que englobe o seu ramo de atuação.

Conforme a legislação do Ministério da Educação (MEC) perante especializações, os cursos que se enquadram na modalidade Lato Sensu devem ter, no mínimo, 360 horas de duração para que seja reconhecido pela instituição.

Além disso, ao concluir a especialização, os estudantes não receberão um diploma como na graduação, mas sim um certificado comprovando a conclusão do curso.

MBA

O MBA, que significa “Master in Business Administration”, que traduzindo ficaria “Mestrado em Administração de Empresas”, é um exemplo de Lato Sensu. Apesar de ter a palavra mestrado no nome e sendo considerado no exterior como um tipo de mestrado, no Brasil o MBA é validado apenas como uma especialização na área de administração.

O diferencial do MBA para uma especialização comum é o enfoque empresarial, ou seja, é uma especialização focada em negócios e gestão de empresas. É indicado que o profissional que opte pelo MBA contenha pelo menos três anos de experiência profissional e com uma posição já consolidada na área pretendida, como cargos de gestores, gerentes, diretores e presidentes.

Stricto Sensu

Enquanto o Lato Sensu significa “em sentido amplo”, o Stricto Sensu é exatamente o oposto, significando “em sentido limitado”, ou seja, é uma especialização bem específica da área, como um mestrado ou doutorado. Os requisitos são os mesmos do Latu Sensu, é obrigatório que o estudante tenha formação em alguma graduação.

A pós-graduação Stricto Sensu é totalmente indicada para profissionais que desejam seguir uma carreira acadêmica, seja trabalhando com projetos de pesquisa ou dando aulas.

Há também a possibilidade de realizar um mestrado profissional, que se trata de uma pós Stricto Sensu voltada para o mercado de trabalho. Neste caso, o aluno deverá apresentar um trabalho em forma de monografia sobre um estudo de caso ou realizar um projeto que se enquadre na temática da pós-graduação pretendida.

Quando se trata do mestrado profissional, o domínio da língua inglesa de forma fluente é obrigatório para ingresso na especialização. Durante o processo de seleção é realizada uma prova no idioma estrangeiro de forma dissertativa, fazendo com que a reprovação nesta fase gere a eliminação do candidato da candidatura ao mestrado.

Após a conclusão, diferente do Latu Sensu em que o aluno recebe um certificado que comprova a conclusão da especialização, na modalidade de Stricto Sensu o estudante receberá um diploma da instituição, assim como na graduação.

……

Agora que você já conhece as diferenças de cada tipo de pós-graduação que há no mercado e qual seria ideal para sua carreira, conheça os cursos de pós-graduação oferecidos pela UniAteneu. A UniAteneu traz diversas opções de especializações e MBA que se enquadram perfeitamente no desenvolvimento da sua carreira profissional.