Como determinar os pilares do movimento? Para responder a esta pergunta, é necessário entender quais os princípios avaliativos que regem o movimento. Sendo assim, ao fazer uma análise de como o corpo se posiciona ao realizar uma determinada ação, é preciso entender qual o objetivo/função que aquela ação impõe. A partir da determinação do objetivo/função, pode-se pensar que são necessários preencher lacunas que caracterizam estes pilares. Estas lacunas são preenchidas através de respostas a alguns parâmetros cruciais: anamnese e avaliação física funcional, testes especiais, fundamentos do movimento, capacidades funcionais e habilidades.
Dentro da anamnese e avaliação funcional, busca-se um conhecimento prévio do indivíduo dentro daquilo que ele pretende realizar. Portanto, esse é o primeiro passo a ser dado para se alcançar o objetivo desejado. O segundo passo se refere aos testes especiais que serão específicos para a meta a ser atingida pelo aluno, buscando relações com sua vida diária ou com o esporte por ele praticado a fim de verificar a incidência de lesões ou limitações apresentadas.
Em seguida, é necessário entender que os fundamentos são as partes que formam o todo, ou seja, por exemplo, para correr adequadamente é preciso saber caminhar de maneira correta. Então, na busca de uma melhor execução de um gesto é preciso ter mobilidade, flexibilidade, força de estabilização, para depois tentar alcançar movimentos mais complexos.
O quarto pilar diz respeito às capacidades funcionais. O desenvolvimento e a posterior performance depende da relação harmônica dessas capacidades para que a função almejada seja executada com o máximo de excelência possível. Quando se fala em habilidades, têm-se que ter em mente que as pessoas apresentam pontos fracos e facilidade de executar alguns movimentos. Então, a percepção para potencializar os pontos fracos e manter os pontos fortes é de suma importância para a realização do movimento.
Por fim, ao contemplar esses pilares, pode-se enfim gerar a maior possibilidade de execução do movimento dentro de um patamar mais eficiente na sua execução com um menor gasto de energia. Pense nisto antes de iniciar a prescrição de um programa de exercícios. Seu aluno merece e agradece!
Prof. Adenilson Pereira Escóssio
Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário Ateneu
Mestrando em Motricidade Humana, especializando em Fisiologia Humana e em Treinamento Funcional, especialista em Fisiologia do Exercício e graduado em Educação Física
Saiba mais sobre o Curso de Educação Física da UniAteneu.