A Enfermagem tem vivenciado nos últimos anos um crescimento no que diz respeito à ampliação e atuação profissional no mercado de trabalho de modo a conquistar novos espaços e consolidando os que já possuem grande potencial de atuação. No decorrer dos anos, a evolução da profissão pautada com princípios e diretrizes voltados para a prática baseada em evidências fortaleceu a Enfermagem como uma ciência, gerando assim, novas oportunidades de atuação dentro de mercado e sistema de saúde. Podemos verificar esse crescimento com o aumento da demanda em se tornar um profissional de nível superior, enfermeiro, bem como o fortalecimento e ampliação dos cenários onde a Enfermagem atua de maneira contínua, direta e/ou indiretamente.
Essa atuação favorece que novos espaços e equipamentos de saúde tenham a necessidade de contratar novos profissionais enfermeiros, bem como a remodelação dos que já atuam em determinados serviços. Podemos citar dentre essas oportunidades o crescimento de concursos públicos para a área de enfermagem, tanto de caráter estatuário, como os via CLT, de modo que isso direcione e force para que esses profissionais estejam capacitados, tanto para serem aprovados nos processos seletivos e/ou concursos, como para direcionar-se às diversas áreas que a atuação profissional proporciona.
Nos últimos anos, diversas oportunidades de concursos públicos têm chamado a atenção dos profissionais, sejam esses concursos a nível loco-regional como a nível nacional. Isso demonstra um potencial fator positivo, de modo que precisamos ter mão de obra qualificada e comprometida com o processo de cuidar que a profissão se propõe.
Podemos citar também o crescente aumento dos Programas de Residências Multiprofissionais para a área de Enfermagem, bem como para as demais profissões da área da saúde. Esses programas consistem em um processo de ensino voltado para a aprendizagem baseada em competências totalmente práticas em serviços de saúde, onde possuem por objetivo aproximar os profissionais da prática dentro dos serviços/equipamentos de saúde, qualificando-os e certificando-os como a titulação de especialistas.
Esses tipos de programas têm movimentado e transformado a categorização dos processos de trabalho dos enfermeiros, uma vez que busca gerar mão de obra qualificada e preparada. Tanto as residências como os concursos públicos geram um impacto positivo na vida desses profissionais por permitir aos mesmos a escolha das áreas de atuação e a ampliação da carreira profissional dentro de um determinado serviço.
Finalizamos esse artigo de modo a transmitir uma mensagem de incentivo não somente para os novos profissionais que estão adentrando no mercado de trabalho, como para os que já atuam, que possam buscar a construir essas oportunidades, agregando conhecimento e buscando uma estabilidade profissional.
Prof. Ms. Wanderson Alves Martins
Coordenador e docente do Curso de Enfermagem da UniAteneu
Mestre em Enfermagem na Promoção da Saúde, especialista em Oncologia e enfermeiro atuante na área assistencial em Oncologia e Consultoria em Saúde
Conheça o Curso de Enfermagem da UniAteneu.