O professor, a sala virtual e a pandemia

Você está visualizando atualmente O professor, a sala virtual e a pandemia

Estamos numa era digital, e o grande problema é como os mestres e discentes estão enfrentando essa educação virtual, pois professores e alunos foram jogados sem para quedas de um ambiente presencial para um mundo virtual, onde muitos dos mestres e discentes não estavam preparados ou capacitados para essa nova realidade midiática.

Outras questões que devem ser salientadas são:

• Primeiro – muitos dos professores foram submetidos a um regime de trabalhão onde tinham que ter tempo para preparar aula, aprender a usar as plataformas midiáticas, aprender a usar mais de um programa específico para poder “agradar” aos seus alunos, pois alguns conseguiam acessar a plataforma e outros não. E dessa forma o professor ia se rebolando, se reinventando para poder cumprir com suas metas e carga horária estabelecidos no plano de aula;
  • Segundo – os alunos, apesar de já viverem em mundo virtual, e terem toda facilidade no manuseio das ferramentas virtuais, encontraram dificuldades em acessar a plataforma da faculdade, seja por desconhecimento ou por problemas da própria plataforma em não ter suporte para aquela demanda exacerbada.
  • Terceiro – este último ponto atingiu tantos os professores quanto aos alunos. Nossa banda larga, que era usada tanto no celular quanto nos computadores pessoais, não teve suporte o suficiente para essa grande demanda, e começou a gerar problemas de acesso e queda de provedores, ou salas que tinham limitação da quantidade de participantes, fazendo com que o professor a utilizasse por um tempo, e tendo que reiniciá-la. O ensino on-line através das mídias digitais nos forçou, sem dar tempo de nos preparar, a muitos desafios, novas oportunidades, novos conhecimentos, novas metodologias de ensino, pois tivemos acesso a tantas ferramentas, muitos treinamentos, e recursos de aprendizagem, para melhor aprender, atender, transmitir conhecimentos numa plataforma on-line.

Prof. Dr. Júlio César de Sales

Docente do Curso de Administração do Centro Universitário Ateneu

Doutor em Agronomia (Irrigação e Drenagem), mestre em Engenharia Agrícola e graduado em Agronomia

Conheça mais sobre o Curso de Administração da UniAteneu.