Prezado leitor, o presente artigo tem como objetivo identificar as oportunidades geradas pela criação de um plano de negócios, que é uma ferramenta de tomada de decisão imprescindível no planejamento de curto e longo prazo de empreendimentos já existentes ou em fase de implantação. Um plano de negócios contribui para que o empreendedor verifique se o seu negócio é viável ou não, porque é um documento que apresenta informações detalhadas sobre o setor econômico que a empresa está inserida. São elas: preços, custos, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, produtos e/ou serviços oferecidos, clientes, concorrentes, fornecedores, análise swot, etc.
As mudanças no ambiente de negócios associadas à velocidade com que acontecem têm levado as empresas a enfrentarem desafios intermitentes na busca por melhorias em suas atividades. As empresas também devem considerar que a partir da percepção das oportunidades que surgem no mercado a longo prazo, deve ser feita uma análise ex-ante, haja vista o alto nível de competitividade dos concorrentes.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), um plano de negócio é um documento no qual os objetivos do negócio são traçados. Além disso, são descritos os passos que devem ser tomados previamente, mitigando os riscos sistemáticos e não sistemáticos. Um plano de negócios bem estruturado permite a clara identificação dos “gargalos” ainda na sua fase de maturação.
Portanto, meu caro leitor, tirar “uma ideia do papel” nem sempre é fácil e não existe uma receita milagrosa para conseguir se ter uma rentabilidade satisfatória, mas, requer sobretudo, ser que o empreendedor seja resiliente para avançar sobre os obstáculos para que seu negócio possa prosperar.
Prof. Me. Geraldo Sinval da Silva
Docente do Curso de Processos Gerenciais do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Administração de Empresas, especialista em Gestão Integrada em Marketing e Logística e graduado em Administração
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