O papel do paisagista na cidade

Você está visualizando atualmente O papel do paisagista na cidade

O Paisagismo ou a Arquitetura da Paisagem é usado como ferramenta para recompor os espaços em estudo. Mas também é conhecido como a arte de projetar, de planejar ou de gerenciar a preservação dos espaços livres. Podemos falar que o paisagismo é uma técnica que usa diversos recursos, desde recursos artesanais à combinação de cores, texturas e elementos diversos, sempre buscando formar composições equilibradas, agradáveis e vantajosas para as pessoas e o meio ambiente.

A função de paisagista é desempenhada por um arquiteto com uma certa afinidade com o tema ou que tenha uma especialização no assunto, dentre as principais funções do paisagista estão: compreender como a paisagem pode influenciar na população. Existem estudos que provam que as pessoas que desfrutam da natureza (praia, campo, floresta ou um ambiente ao ar livre com o “verde”) antes de tomar decisões difíceis, tendem a fazer a escolha de forma mais consciente e menos impulsiva, além de acabarem por priorizar o seu bem-estar, o que torna a escolha mais benéfica.

Os espaços podem ser públicos ou privados, urbanos ou não urbanos. O arquiteto paisagista vai trabalhar para fazer a integração entre a natureza e os seres humanos, visando aproveitar o ambiente ao máximo e evitando o desequilíbrio entre os meios, podendo criar “zonas de respiro” dentro da densa zona urbana em que vivemos, locais que não só ajudam a população a “respirar” dentro da cidade, como podem ter um importante papel na drenagem urbana, no controle das zonas de calor e para controlar o ruído presente no meio.

Com isso, percebemos a importância do seu trabalho, que vai muito além de apenas escolher plantas para colocar em casa ou numa praça, ele consiste no aproveitamento ou na criação de uma paisagem agradável para as pessoas, criando uma sensação de pertencimento ao local designado.

Profª. Ma. Beatriz Alcântara Castelo
Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ateneu
Mestra em Gestão Urbana e graduada em Arquitetura e Urbanismo e em Creative Industries

Saiba mais sobre o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu.