O papel do farmacêutico na educação em saúde sobre o câncer peniano

  • Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente O papel do farmacêutico na educação em saúde sobre o câncer peniano

O câncer de pênis é um câncer raro nos países mais ricos. Porém, é um problema de saúde pública em países em desenvolvimento. Ocupa cerca de 10% das neoplasias malignas que acometem os homens com 40 anos ou mais, e possui vários fatores de risco, mas seu agente etimológico não é conhecido, apesar de nos tumores ser encontrado em muitos casos o Papiloma Vírus Humano (HPV). No Brasil, o câncer de pênis corresponde a 2,1% dos casos de câncer nos homens. As regiões Norte e Nordeste correspondem a 55% dos casos de câncer de pênis. (RODRIGUES, 2013).

Os principais fatores de risco para o homem adquirir o câncer de pênis são higiene, fimose e o HPV, vários parceiros sexuais, histórico de doenças sexualmente transmitidas e, também, o tabagismo. Por isso, a prevenção é muito importante. As ações de educação em saúde tratando do assunto pode diminuir os casos, já que a maioria da população não sabe da existência desta doença.

O farmacêutico tem um papel muito importante neste sentido, pois é na farmácia comunitária que a população encontra o primeiro atendimento em saúde, pois estes procuram, pela carência de estabelecimentos de saúde e o atendimento precário nos que existem, informar a população, não só a masculina, mas também a feminina, pois em muitos casos seus parceiros apresentam fatores de risco. Isso pode ajudar a combater este mal que pode acabar levando a morte da pessoa que adquirir este tipo de câncer.

Diagnosticando a doença no início, aumenta e muito a possibilidade de o paciente não precisar passar por uma penectomia, processo que pode até retirar todo o órgão genital masculino, deixando-o ainda com sua função biológica, e promovendo ainda uma qualidade de vida significativa ao homem com o câncer. O farmacêutico como linha de frente da saúde tem a função prioritária de informar e educar a população sobre esta doença, além de outras.

Prof. Me. Jorge Ricardo Almeida de Souza Filho
Coordenador do Curso de Farmácia do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, especialista em Ensino de Química e graduado em Farmácia e em Química

Conheça mais sobre o Curso de Farmácia da UniAteneu.