O modo de formação de um profissional envolve o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos, cada qual com sua parcela de atribuição e importância. Nesse sentido prático, temos desde aulas em campo, aulas práticas em laboratório e também o estágio, o qual se caracteriza como uma possibilidade de o aluno ter um tempo de treino e também poder colocar em execução seu aprendizado e competências, isso inserido no contexto do processo educativo de sua construção acadêmica.
O desenvolvimento de uma atividade de estágio envolve o ato educativo supervisionado e desenvolvido em espaços de trabalho, visando a preparação para atividades específicas de sua formação. No aspecto do Curso de Farmácia houve nos últimos anos readequações da grade curricular através de um projeto pedagógico indicado pelo Ministério da Educação e do Conselho Federal de Farmácia, onde a partir dos primeiros semestres do curso o aluno já é inserido em atividades de estágio curricular como disciplina obrigatória para sua formação acadêmica.
Para tanto, essa atividade curricular vem para acrescentar a aproximação desse aluno com o mercado de trabalho, bem como com a rotina de profissionais que já atuam nas diversas áreas. Isto auxilia ao aluno a formar alicerce mais substancial relacionando a teoria à prática e como estímulo para o saber, além do fazer e do ser profissional. Outra perspectiva também presente no estágio é a oportunidade de habilidades individuais para a formação profissional, além de aprimoramento técnico e social para o exercício da profissão. Com isso, o aluno pode reconhecer atividades com as quais apresenta maior afinidade, compreender a rotina de sua profissão nas mais diversas áreas, identificar lacunas de compreensão do conteúdo teórico, avaliar oportunidades de trabalho e desenvolver relações de conhecimento no campo de prática.
Logo, a inserção do estágio na formação do farmacêutico desde o início do curso proporciona que o aluno possa desenvolver sua identidade profissional através da aproximação entre o conhecimento teórico e a ação vivida, o preparando também para avaliar as proximidades e distâncias entre teoria e prática, e com isso o permitindo se mobilizar para desenvolver a formação que deseja e que possa o capacitá-lo para melhor atuar no seu âmbito de trabalho.
Profª. Drª. Ana Isabelle de Gois Queiroz
Docente do Curso de Farmácia do Centro Universitário Ateneu
Doutora e mestre em Farmacologia com ênfase em Neuropsicofarmacologia, especialista em Farmacologia Clínica, cursando a Especialização em Farmacologia Clínica e Serviços Farmacêuticos com habilitação em docência no ensino superior e graduada em Farmácia
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