Sai para lá “síndrome do empregado”

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No livro “Segredo de Luíza”, do autor brasileiro Fernando Dolabela, é apresentado a expressão “síndrome do empregado”. Mas, o que significa essa expressão meu prezado (a) leitor (a)? Podemos enumerar algumas destas características. São elas: i) é uma pessoa infeliz no seu trabalho; ii) possui dificuldade para identificar oportunidades; iii) sem criatividade; iv) tem dificuldade de autoaprendizagem; v) não é proativo; v) tem medo do erro de errar; vi) não se preocupa em formar sua network; vii) e não se preocupa em transformar as necessidades dos clientes em produtos/serviços.

Se você meu prezado leitor possui muitas destas características, se liberte! Estamos em tempos de pandemia. Crise econômica traz consigo grandes males como queda das atividades econômicas e de forma preocupante o temido desemprego. Por diversas razões, somos obrigados a nos reinventarmos tanto do ponto de vista profissional, ou seja, libertarmos de sermos o (a) eterno (a) empregado (a) para assumir as rédeas do próprio destino. Ser finalmente o dono do próprio negócio e ser um empreendedor de sucesso está ao seu alcance! O grande segredo é buscar algo novo que possa impactar o mercado.

Na minha modesta opinião, quem faz o que gosta nunca trabalha. Busque produzir e/ou vender algo que inspire você e as outras pessoas (seus clientes). Mas é claro, precisa que esse “algo” que você quer vender tenha mercado. As necessidades humanas são inúmeras: vestuário, alimentação, educação, lazer etc. e, portanto, fazer observações acerca das demandas que surgem é condição sine qua non para detectar os “nichos de mercado que podem surgir”.

Um exemplo emblemático do empreendedorismo brasileiro é o ifood – empresa brasileira criada em 2011 especialista nos serviços de entrega de refeições – que teve um crescimento exponencial nos últimos dois anos. Fazer a intermediação entre clientes e os restaurantes com o uso de um aplicativo de celular foi realmente genial! Os números são de saltar os olhos: mais de 60 milhões de refeições entregues por mês; mais de 270 mil restaurantes parceiros; mais de 200 mil entregadores ativos e mais de quatro mil funcionários no Brasil e na Colômbia.

Eu tenho a absoluta certeza de que existem muitos “nichos de mercado” a serem explorados meu caro leitor (a), pois as necessidades humanas sempre são criadas e estão esperando para serem exploradas por alguém que quer ganhar dinheiro. Essa pessoa pode ser você! O sucesso, fama, dinheiro somente vão bater na sua porta se você estiver preparado (a) para assumir riscos.

Prof. Me. Fabrício José Costa

Docente do Curso de Logística do Centro Universitário Ateneu

Mestre em Economia Rural, graduado em Ciências Econômicas e licenciado em Matemática. Tem experiência na docência com disciplinas de Administração Financeira Orçamentária I e II, Economia, Estatística, Contabilidade Gerencial, Matemática Aplicada e Matemática Financeira na UniAteneu.

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