Nutrição e saúde do coração

  • Categoria do post:Saúde
No momento, você está visualizando Nutrição e saúde do coração

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Elas incluem problemas como o infarto e o acidente vascular encefálico (AVE). Embora a genética possa influenciar no aparecimento dessas doenças, muitos fatores de risco estão relacionados ao estilo de vida, como: tabagismo, excesso do álcool, sedentarismo, obesidade e dislipidemias (alterações nas taxas de gordura no sangue, como o colesterol e os triglicerídeos).

Estudos mostram que níveis elevados de gorduras no sangue, especialmente, o colesterol, aumentam muito o risco de infarto. Isso acontece porque o colesterol é um dos principais componentes das placas que entopem as artérias (as chamadas placas de gordura). Uma alimentação saudável pode ajudar a prevenir essas doenças, pois o que comemos tem grande influência nos níveis de colesterol, especialmente, o LDL (conhecido como “colesterol ruim”).

Alimentos ricos em gorduras trans, como frituras (fast food) e margarinas com muita gordura, são os que mais aumentam o colesterol no sangue e favorecem a formação de placas nas artérias. Depois deles, as gorduras saturadas presentes, principalmente, em produtos derivados de leite, também contribuem para o aumento do colesterol LDL. Por outro lado, alguns alimentos ajudam a proteger o coração. As fibras solúveis, encontradas em frutas, aveia, feijão e outros vegetais, ajudam a reduzir os níveis de colesterol total e LDL. Por isso, são consideradas aliadas na prevenção das doenças cardiovasculares.

Profª. Drª. Denise Rocha Nepomuceno dos Santos
Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Ateneu.
Doutora e mestra em Bioquímica e Biologia Molecular e graduada em Ciências Biológicas.

Saiba mais sobre o Curso de Nutrição da UniAteneu.