A Odontologia atual, assim como várias outras áreas da Saúde e além, está se reinventando. Hoje, temos acesso a tecnologias antes totalmente inimagináveis. Porém, esbarramos em uma parede chamada custo elevado. Infelizmente, grande parte dos dentistas não tem como fechar a conta do custo investido e o valor dos seus procedimentos. Uma das causas é o pouco investimento em desenvolvimento das nossas empresas, o que nos obriga a recorrer a importações com um dólar nas alturas.
Infelizmente, ainda teremos duas odontologias bem distintas por bastante tempo. Uma altamente tecnológica com escaneamento intra-oral, impressão 3D, CAD/CAM, cirurgia guiada, alinhadores invisíveis, anestesia eletrônica, aparelhos de raio x digitais dentre outros e uma odontologia que não acompanhou o mundo da tecnologia e só pensa em escapar das garras de alguns convênios e clínicas ditas populares, e assim a maior parte da população continua só ouvindo falar da Odontologia moderna, enquanto que países que investem em tecnologia conseguem usar essas tecnologias muitas vezes para baratear os custos e assim assistir a totalidade da sua população com uma Odontologia de ponta.
Devemos também salientar a frustração de muitos cirúrgicos dentistas no sentido da sua formação acadêmica ser voltada para conceitos e tratamentos modernos, havendo muitas vezes um choque com a dura realidade da impossibilidade de botar em prática todo o seu conhecimento. Penso que sem a mudança da nossa política de apoio à pesquisa, ficaremos sempre nos preparando muito bem para uma Odontologia que talvez nunca tenhamos oportunidade de agregar ao nosso dia a dia profissional.
Prof. José Ricardo Chaves Monteiro
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu
Especialista em Ortodontia e Prótese e graduado em Odontologia
Conheça mais sobre o Curso de Odontologia da UniAteneu.