Qual a diferença entre o curso de biomedicina e o de medicina?

Você está visualizando atualmente Qual a diferença entre o curso de biomedicina e o de medicina?

Para quem quer ingressar na área da saúde, é provável que os cursos de Medicina e Biomedicina estejam no topo da lista de opções para a graduação.

Entretanto, é importante ressaltar que, embora essas áreas sejam complementares e tenham algumas características em comum, os campos de atuação são bem diferentes e as possibilidades no mercado de trabalho também.

Por isso, preparamos este artigo para esclarecer todas as suas dúvidas em relação a essas áreas e ajudar na tomada de decisão de qual é a opção mais alinhada com as suas expectativas para o futuro.

Como é o curso de Medicina e quais são as áreas de atuação?

A graduação em Medicina é uma das mais concorridas em todo o país, com notas de corte elevadas e inúmeros candidatos por vaga, tanto nas instituições públicas quanto nas privadas.

Com duração média de 6 anos e aulas em tempo integral, é o curso superior com maior tempo de duração do país, portanto é necessário muita dedicação aos estudos e persistência para ingressar na faculdade e concluir os estudos.

Os dois primeiros anos de graduação são focados no ciclo básico da estrutura e funcionamento do corpo humano, dando embasamento teórico de Fisiologia, Anatomia, Patologia e Farmacologia. Durante este período, o estudante realizará atividades práticas em laboratórios, salas de microscopia e cadáveres, todavia não terá contato direto com pacientes.

Já no terceiro ano, o aluno terá a oportunidade de aplicar seus conhecimentos adquiridos durante o ciclo básico, atuando em contato direto com pacientes e realizando exames e diagnósticos, em um período chamado de clínico.

Durante os dois últimos anos da faculdade, o formando irá se dedicar para a prática da profissão, atendendo pacientes em hospitais, dando plantões e participando de atividades ambulatoriais com supervisão dos professores.

Ao praticar as atividades do período de internato hospitalar, o futuro médico irá cumprir horários dentro das áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia, Obstetrícia e Medicina da Família e Comunidade.

Finalizando o período de 6 anos da graduação, incluindo aprendizados teóricos e atividades práticas, o profissional já estará apto para registrar-se junto ao CRM (Conselho Regional de Medicina) e atuar como Clínico Geral. Para quem deseja se especializar em áreas específicas, como Pediatria e Dermatologia,  é necessário fazer a residência médica, que consiste em mais alguns anos de estudo.

O mercado de trabalho para quem se forma em Medicina é muito amplo, com grandes oportunidades e altos salários. Um médico graduado e devidamente registrado no CRM pode atuar tanto na iniciativa privada quanto na pública, em ambientes como:

• Postos de Saúde
  • Hospitais
  • Clínicas Médicas
  • Centros de Pesquisa
  • Laboratórios
  • Centros Cirúrgicos
  • Consultório próprio

Como é o curso de Biomedicina e quais são as áreas de atuação?

O bacharelado em Biomedicina possui duração média de 4 anos, e seu foco principal é estudar as causas e encontrar a cura para doenças humanas, através da identificação, classificação e estudo sobre os microrganismos causadores de enfermidades, desenvolvendo vacinas e medicamentos para combatê-los.

A graduação também aborda matérias de Fisiologia, Anatomia e Biologia, mas seu principal objetivo de estudo é o funcionamento do corpo humano e como ele interage com o meio ambiente.

Quando a Biomedicina vai para o campo prático, ela se difere totalmente da Medicina, pois começa a estudar exames e práticas laboratoriais, além de técnicas de pesquisa.

De forma geral, o biomédico não presta atendimento direto ao paciente, mas identifica, classifica e estuda os causadores de doenças, trabalhando no desenvolvimento de medicamentos e vacinas que possam combater as enfermidades.

Como na Medicina, na Biomedicina o estudante também tem a opção de estudar por mais alguns anos para se especializar em alguma área específica, como:

• Análise ambiental;
  • Análises clínicas;
  • Banco de sangue;
  • Biologia molecular;
  • Diagnóstico por imagem;
  • Embriologia;
  • Genética;
  • Imunologia;
  • Perícia criminal;
  • Reprodução humana.

O biomédico é qualificado para atuar em hospitais, laboratórios, clínicas, institutos e corporações, além de contar com a opção de seguir a carreira de pesquisador científico.

Para saber mais sobre o curso de Biomedicina e entender melhor as áreas de atuação, confira este artigo exclusivo no blog UniAteneu!

Principais diferenças entre Medicina e Biomedicina

De forma geral, a Medicina e a Biomedicina possuem funções dentro da saúde que são complementares — enquanto o foco do médico é a cura direta das doenças e restauração da saúde, o biomédico trabalha com um enfoque maior na pesquisa e estudos voltados para a promoção da saúde e bem-estar na sociedade.

As atividades se complementam pois, enquanto o médico utiliza as análises laboratoriais feitas pelo biomédico para diagnosticar e prescrever a medicação correta para cada tipo de enfermidade, o biomédico incorpora todos os dados obtidos pelo médico para garantir uma pesquisa mais robusta e assertiva.

Outra diferença bem característica é a rotina de ambas as áreas. O dia a dia de um médico envolve atendimento, diagnóstico, medicação e até mesmo intervenções cirúrgicas.

A rotina do biomédico, por sua vez, é focada nos exames laboratoriais,  pesquisas e coleta de amostragens biológicas, além da possibilidade de especialização em áreas específicas.

Entendendo a finalidade de cada esfera da saúde, onde o médico exerce um papel de tratamento e prevenção e um biomédico tem o perfil de pesquisador, é mais fácil decidir qual das duas profissões se encaixa melhor no seu perfil.

Se já tomou a sua decisão e quer cursar Biomedicina, conheça a grade curricular do curso no UniAteneu!