Centenas de empresários cearenses passaram pela decepcionante experiência de compartilhar os desafios do seu negócio para consultores empresariais e, depois da famosa reunião de briefing, escutar soluções milagrosas para problemas gerenciais complexos. As sugestões são diversas e muitas vezes ineficientes.
O mais do mesmo corporativo é comercializado com “filtros” e uma nova roupagem. Porém, os principais fundamentos de gestão continuam por lá – cada vez mais atuais e básicos para a gestão de empresas de diferentes setores. E quais seriam os fundamentos básicos para gerenciar empresas no atual contexto socioeconômico?
- Possuir objetivos organizacionais bem estabelecidos;
- Estabelecer vínculos duradouros com fornecedores e demais parceiros;
- Valorizar a equipe de funcionários;
- Compreender as mudanças do comportamento de consumo de clientes.
Até aqui, não há nenhuma novidade para os empresários cearenses. Os ambientes social, econômico, político e tecnológico são mutáveis, mas os fundamentos básicos de gestão continuam sendo considerados. O que realmente tira o sono dos líderes de empresa é descobrir como alcançá-los. Redesenho de processos, mudança de ERP, remuneração variável, gestão com KPIs ou OKRs… Há centenas de possíveis soluções. Porém, o mais importante é compreender que não há soluções simples e imediatas.
Fuja de consultores com soluções milagrosas, que realizam diagnósticos organizacionais sem profundidade. No final da consultoria, ele irá apresentar o mais do mesmo corporativo – e você já o conhece com propriedade.
Prof. Dr. Pedro Felipe da Costa Coelho
Docente do Curso de Logística do Centro Universitário Ateneu
Doutor em Administração e Controladoria, mestre em Administração, mestrando em Psicologia e graduado em Administração
Saiba mais sobre o Curso de Logística da UniAteneu.