O período da contemporaneidade, demarcado por um ritmo vertiginosamente aligeirado de transformações que diretamente interferem e impactam os mais diversos setores da sociedade, tem imposto uma sequencial renovação e modificação de comportamentos, práticas, teorias e saberes, que devem ser direcionados à realização de tarefas, de maneira habilidosa, contextual e adaptativa, de acordo com as exigências emergentes nas variadas situações.
No vislumbre de tal realidade, formar, preparar e aprimorar os conhecimentos técnico-atitudinais dos sujeitos que ocupam e ocuparão funções e atividades, principalmente, de cunho trabalhista, na atualidade, se relaciona a constante necessidade e pertinência do ser e tornar-se suficientemente competente para o exercício das incumbências que são cotidianamente e, em determinadas eventualidades, imprevisivelmente solicitadas, condição que igualmente se estende à dimensão pessoal.
É nesse entremeio que, em se tratando do campo educacional, as competências denotam-se como fator imbricado ao cenário em vigência de atuação profissional docente, tendo em vista as nuances, incertezas e modificações inerentes ao trabalho do professorado nas últimas décadas. Outrossim, a profissão docente encontra-se igualmente cerceada por imposições que ditam um perfil funcional que se concretize a partir da soma dos conhecimentos específicos, pedagógicos, metodológicos e, principalmente, técnicos, advindos de uma demanda competitivo-mercadológica que tem se instaurado também no recorte da atuação educacional, alinhamento que prescreve uma condição simbiótica em que se agrega competências instrumentais ao trabalho das professoras e professores.
Mediante a fatualidade que se evidencia, identifica-se que a profissionalização da docência, em todas as suas etapas processuais – de formação inicial, continuada e permanente –, ao assegurar parâmetros formativos característicos da natureza atuante do professorado, fomenta-se como essencial para garantir o aporte de saberes e experiências que desencadearão na constituição das competências específicas – de caráter pessoal, subjetivo e científico-profissional – a serem direcionadas à prática interventiva do grupo em questão.
Nesse meandro, pondera-se que o reflexionar da essencialidade emergente à instância formativo-profissional, social e da prática docente, de primas que suscitem os embates, as problemáticas, as defasagens e as aproximações que norteiam a convergência entre atuação laboral e o incumbir-se de competências, a fim de atrelar, ao exercício do ensinar, um olhar cuidadoso, compreensível e capaz de evidenciar as lutas e esforços cotidianos do ser docente.
Profª. Ma. Ana Patrícia Freires Caetano
Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário Ateneu
Mestra em Educação, especialista em Atividades Aquáticas e graduada em Educação Física
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