Exame físico como instrumento essencial e fundamental na prática assistencial da Enfermagem

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O exame físico quando realizado pelo (a) enfermeiro (a) tem como objetivo proceder o levantamento e investigação de informações úteis para desvendar os problemas de Enfermagem e, consequentemente, direcionar a assistência prestada ao paciente. Descrito na literatura de Enfermagem como sendo a primeira etapa de uma assistência individualizada e sistematizada, seu aperfeiçoamento se torna cada vez mais necessário no contexto e no universo acadêmico, sendo ministrado nos diferentes níveis de formação, sobretudo, na graduação, com a intencionalidade de desenvolver habilidades para a sua realização, prática e execução, buscando também garantir a segurança dos pacientes.

Como parte integrante do processo de coleta de dados de um paciente, o exame físico e a história clínica não podem apresentar-se como protocolos rígidos a serem cumpridos, mas devem ser executados de acordo com o acontecer inicial e sucessivo das queixas do paciente e do que o enfermeiro realmente faz em seu benefício, através do raciocínio clínico, além de servir como aporte para oferecer um ambiente acolhedor e fortalecer o relacionamento interpessoal.

O cuidado de Enfermagem deve ser embasado nos fundamentos e conceitos existentes entre as relações de aspectos biológicos, psicológicos e sociais, e as implicações subjetivas e emocionais dos sujeitos envolvidos nesse cuidado, que podem caracterizar e implementar a realização do exame físico, podendo este ser realizado, considerando as múltiplas diferenças humanas e as suas condições.

O exame físico requer conhecimento, exercício e técnica precisas para o desenvolvimento de elementos que relacionam-se dentro de uma prática complexa. O conhecimento embasa o exame, que exige técnica e prática, desenvolvidas através do saber e do fazer, que por sua vez desvendará dados e informações precisas para a tomada de uma decisão clínica.

Podemos concluir que torna-se fundamental e urgente que as instituições de ensino de Enfermagem e de assistência desenvolvam processos que estimulem e proporcionem estratégias de atualização e desenvolvimento profissional na prática e execução do exame físico. Cabe aos cursos de graduação em Enfermagem a responsabilidade em preparar futuros profissionais para o mercado de trabalho, pois estes se tornarão agentes de mudanças dentro da realidade vivenciada.

Enfermeiros (as), tanto no contexto assistencial, como docente, tem como responsabilidade ética e profissional dominar o conhecimento e os procedimentos que subsidiam a Sistematização da Assistência de Enfermagem, sendo a mesma modelo teórico e científico inerente à profissão.

Prof. Me. Alexandre Araújo Freitas
Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde, especializando em Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva, especialista em Docência de Ensino Superior e graduado em Enfermagem

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