Estatística e a teoria da aprendizagem em ambientes virtuais

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Atualmente, percebe-se que o desenvolvimento social se apresenta como um fator de fundamental importância para todos os segmentos da vida, principalmente, no crescimento intelectual do aluno e no seu processo de ensino e aprendizagem. O computador, ao ser utilizado como uma ferramenta educacional, apresenta-se como novo recurso de ensino e aprendizagem, sendo usado para ensinar praticamente qualquer assunto, desenvolvendo e incentivando o intelectual do aluno.

Nota-se, diante de todo esse novo cenário apresentado pelas tecnologias de informação, mudanças no sentido cultural e de pensamentos, modificando a ação cotidiana em sala de aula. Isso porque a nova geração de alunos tem a capacidade de desenvolver e de processar muito mais informações do que as gerações anteriores, ainda que de maneira diferente, mas que acaba privilegiando uma grande variedade de estímulos informativos.

Assim, nesse novo contexto, destaca-se a aplicação de novas propostas de atividades educativas voltadas para as ações tecnológicas, com aplicação de softwares educativos em ambientes virtuais. Isso pode tornar-se um diferencial para a transformação qualitativa do ambiente de ensino, beneficiando, inclusive, na integração professor-aluno-comunidade.

Nesse sentido, os recursos midiáticos (filme, jornal, revista, internet, música) dentro da escola oferecem aos professores recursos audiovisuais em sua forma tecnológica e informatizada para trabalhar o conteúdo de Educação Estatística. Oferecem também estratégias de ensino que privilegiem não só os livros didáticos e textos científicos, mas uma dinâmica através de atividades criativas, de um processo de desenvolvimento consciente e reflexivo do conhecimento, usando-o pedagogicamente com uma perspectiva transformadora da aprendizagem escolar.

Diante do que foi exposto, e com a sociedade cada vez mais tecnológica, faz-se necessário incluir nos currículos escolares as habilidades e competências, para lidar com as novas tecnologias. Logo, o envolvimento da informática e das novas tecnologias são necessárias e não podemos fugir delas, mas sim, entender, conhecer e estudar como utilizá-las de forma a agregar esses conteúdos referentes ao estudo da Educação Estatística no processo ensino e aprendizagem, visto que estão vinculados a contextos atuais em análise e compreensão dos dados e gráficos que partem das informações publicadas nas diferentes mídias.

Nessa perspectiva, a integração do uso de tecnologias para efetivação da Educação Estatística parece-nos fundamental, assim como a abordagem dos conceitos a serem estudados, preparando-os para uma vida mais inclusiva.

Profª. Rosângela Nobre Barros Rodrigues
Docente do Curso de Gestão Financeira do Centro Universitário Ateneu
Especialista em Educação a Distância: Fundamentos e Ferramentas, em Informática Educativa, em Administração e Negócios, em Didática de Ensino Superior, em Ensino de Matemática e graduada em Estatística.

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