Escreva! Este é o segredo do seu sucesso, concurseiro

Você está visualizando atualmente Escreva! Este é o segredo do seu sucesso, concurseiro

Prezado leitor, o presente artigo é em homenagem ao saudoso professor Pierluigi Piazzi, falecido em março de 2015. Nas minhas navegações pelo YouTube, tive o prazer de assistir um dos vídeos deste grande professor. De forma pragmática, ele expõe seu pensamento sobre a diferença entre estudar e assistir aula. Muitos alunos acham que assistir aula é estudar. Um grande engano! Se o leitor deseja realmente aprender uma teoria ou fórmula, deve além de assistir aulas presenciais e virtuais escrever no papel o que entendeu.

É incrível como este grande conselho faz a diferença. Apesar das inúmeras tecnologias voltadas para a educação e disponíveis em várias plataformas digitais, o ato de estudar com lápis e papel ainda é imprescindível para o sucesso no colégio, universidade e nos disputados concursos públicos. E, se o meu prezado leitor é concurseiro, mas do que nunca deve colocar em prática o conselho do professor Pier. Tão importante quanto ler e dominar os conteúdos de editais de concursos com muita antecedência, é imprescindível escrever o que você entendeu. Portanto, o grande segredo leitor concurseiro para a sua aprovação no concurso dos seus sonhos é: escrever, escrever e escrever, sempre.

E, no momento em que você estiver escrevendo, vale muito a pena fazer resumos, fichamentos e os “mapas mentais”. Eu, meu prezado leitor, aprecio muito os mapas mentais, pois é um instrumento bastante útil para fazer a interligação lógica dos conteúdos. De forma objetiva, pude expor em breves palavras um pouco do inestimável legado do professor Pier. Por isso, meu leitor concurseiro, a aquisição de uma resma de papel e uma caixa de lápis ainda é um grande investimento e barato. O resultado virá, e só depende de você.

Prof. Me. Fabrício José Costa
Docente do Curso de Gestão Financeira do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Economia Rural e graduado em Ciências Econômicas e Matemática (Licenciatura)

Conheça mais sobre o Curso de Gestão Financeira da UniAteneu