Neste ano, o Fórum Econômico de Davos aconteceu de 25 a 29 de janeiro, e para compreender o que lá acontece todo ano, valem algumas explicações. O Fórum Econômico Mundial (FEM) fica em Genebra, na Suíça, e é uma organização internacional responsável pela realização de encontros anuais onde participam os principais agentes econômicos do mundo. Nem eu nem você, mas países ricos e grandes empresas multinacionais. Agora, se você um dia fizer parte da lista dos bilionários do mundo da revista Forbes, pode ser que te convidem.
Os encontros são realizados, via de regra, em Davos, uma pequena cidade suíça, estância de inverno muito agradável e por causa disso ficaram conhecidos como Fórum de Davos. O primeiro aconteceu em 1971 e chamou-se de Fórum Europeu de Gerenciamento.
Voltando para este ano, o encontro foi em Cingapura por causa da pandemia da Covid-19 e o tema principal foi “O grande reinício”. Porém, é preciso citar que muito foi discutido sobre diferenças, juventude, investimentos, oportunidades… Me chamou atenção um trabalho que não era mais que um apêndice de um dos temas principais e cita algo que me parece ser bastante interessante para ser colocado numa série de artigos de opinião que me comprometo em entregar periodicamente nos próximos meses.
Esse trabalho que comentaremos aqui trata das habilidades que serão importantes para que os profissionais possam performar (mandar bem!) e, por conseguinte, se valorizar num mercado que deve ser caracterizado pela retomada do crescimento com muitas e novas oportunidades.
Vale lembrar que nós vamos chamar de habilidades “o saber como fazer”, que junto com conhecimentos (saber o que fazer) e atitudes (um impulso que te leva a fazer o que precisa ser feito), se constrói assim o famoso CHA, ainda a melhor forma de definir competência.
As habilidades relacionadas como fundamentais são 14! Então, se espera que os trabalhadores do futuro sejam super-heróis? Antes de discuti-las, vamos listá-las:
- Uso, monitoramento e controle de tecnologia.
- Criatividade, originalidade e iniciativa.
- Pensamento crítico.
- Liderança e influência social.
- Resolução de problemas complexos.
- Inteligência emocional.
- Raciocínio e ideação (geração de novas ideias).
- Persuasão e negociação.
- Análise de sistemas e avaliação.
- Resiliência e flexibilidade.
- Foco nas necessidades do cliente.
- Solução para a experiência dos usuários.
- Pensamento analítico e inovação.
- Aprendizado ativo (lifelong learning).
Vai ser muito útil. Até o próximo artigo!
Prof. Ms. José Leonel Pareja Credidio
Docente do Curso de Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Administração, especialista em Administração de Marketing e em Comércio Exterior e é graduado em Administração de Empresas
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