Empreendedorismo na área farmacêutica: um campo de muitas oportunidades e desafios

  • Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente Empreendedorismo na área farmacêutica: um campo de muitas oportunidades e desafios

Por empreender entende-se em administrar negócios, recursos, mais lugares de trabalho e, consequentemente, uma melhor distribuição de renda. Mas quando se aborda o setor de Farmácia, prioritariamente no investimento de novas farmácias comunitárias ou indústrias farmacêuticas, associa-se a isso uma essencial colaboração para o serviço sanitário público por garantir o medicamento e as práticas farmacêuticas para a sociedade. Para o empreendedorismo de Farmácia, deve-se ponderar o comércio, gerir e desenvolver manobras gestoras bem como ter perspicácia frente às ocasiões favoráveis. Outro aspecto para o farmacêutico querer ser um investidor é ter capacitação técnica e conhecimento.

Ser empreendedor farmacêutico compete do profissional, antes de mais nada, competências próximas para o que é transformador e provocador. O investidor é ágil e é impulsionado pela autossatisfação, pela ânsia de abraçar responsabilidades, pelo estímulo de administrar incertezas e de ser autossuficiente. Esse gestor deve buscar agregar os saberes especializados em gestão empresarial, em administração de finanças, de tecnologias e de comércio, bem como também outras atribuições essenciais, tais como marketing, relações humanas e inovação.

O empresário farmacêutico tem como atividades principais de mensurar as ocasiões favoráveis de comércio na área de Farmácia; de abrir empresas para agir nas mais variadas seções farmacêuticas; de definir táticas de expansão do seu empreendimento; de acompanhar os índices administrativos do seu negócio; de gerir seu corpo de colaboradores; de financiar com seus fornecedores; de seguir atentamente os graus de fidelidade de seus clientes; de fazer parte intensamente no planejamento dos serviços proporcionados por sua loja; de estar atento ou assumir o setor financeiro de seu investimento; de se relacionar, caso tenha, com os investidores do seu estabelecimento; e de arquitetar seu plano de ação nas dificuldades afins da empresa.

O farmacêutico que pretende empreender pode investir em vários setores tais como, indústrias farmacêuticas, empresas de logística farmacêutica, consultorias especializadas, farmácias comunitárias, farmácias magistrais, indústrias cosméticas, distribuidoras de medicamentos, laboratórios de análises clínicas, instituições de ensino farmacêutico, empresas de home care e laboratórios de equivalência e bioequivalência farmacêutica.

O curso de graduação na área de Farmácia é essencial para investimento nesse setor. Nessa ótica, verifica-se que atualmente muitos empresários estão se formando em farmacêutico, tanto para crescimento intelectual quanto diminuição de custo de sua empresa, tornando-se “farmacista” e farmacêutico. Mas além da graduação, é indispensável para os empresários de Farmácia uma especialização e mais cursos de extensão voltados para a área administrativa e gestora tática para esses tipos de empresas. Dependendo do crescimento evolutivo do farmacêutico empreendedor com o setor técnico comercial, é fundamental também uma outra graduação nesses ramos afins, frente a muitas empresas farmacêuticas, pois elas juntam as atribuições gestoras e técnicas.

Para todo farmacêutico que quer ser empreendedor, indica-se as orientações e os cursos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Esta é uma organização privada sem fins lucrativos que age como capacitores de aperfeiçoamento e de efetivação da implementação de pequenas empresas. Nesse sentido, outro órgão que pode ajudar bastante é o Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) para o ramo farmacêutico que dispõe os ensinos de pós-graduação em gestão e responsabilidade técnica de farmácias e drogarias, administração estratégica de drogarias e farmácias e gestão e tecnologia industrial farmacêutica. Outro curso importante para empreendedores do varejo farmacêutico é especialização em Prescrição Farmacêutica e Farmácia Clínica, que dá uma ótica técnica do comércio farmacêutico no Brasil.

Prof. Ms. Alexandre Pinheiro Braga

Docente do Curso de Farmácia da UniAteneu

Doutorando e mestre em Saúde Coletiva e é graduado em Química (Licenciatura) e em Farmácia/Química Industrial

Conheça o Curso de Farmácia da UniAteneu.