Educação e redes sociais: um caminho possível

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Através das redes sociais, as pessoas se conectam e através delas trocam informações, experiências e adquirem conhecimentos. A grade de conteúdo é imensa, diversificada e ocorre de maneira dinâmica, atingindo um público diversificado, oferecendo vários recursos de comunicação e interação. Pensando na popularidade das redes sociais e em seu alcance, principalmente, com o público jovem, precisamos refletir sobre a intensa relação dos alunos com as tecnologias e a influências que as mídias podem ter em sua educação.

O conhecimento sobre educação e redes sociais tem uma literatura recente, com uma abordagem geral e pouco específica sobre experiências pedagógicas com o uso das redes sociais na educação e resultados obtidos, apesar de um aumento do seu uso no período pandêmico recente em nosso país. Para que se use essa tecnologia como um potencial recurso na educação, é preciso que o professor esteja preparado e capacitado para além do domínio das ferramentas, pois como coloca Almeida & Prado (2006, pág. 18), “[…] é fundamental conhecer as novas formas de aprender e de ensinar, bem como de produzir, comunicar e representar conhecimento, possibilitadas por esses recursos que favorecem a democracia e a integração social”.

Caso o professor não tenha essa apropriação, corremos o risco de apenas adicionar mais um recurso na educação, sem entender para que e a quem ele serve. Tudo isso é um caminho possível, mas desafiador tanto para professores, instituições de ensino, como para alunos, que muitas vezes não tem a disciplina necessária para usar esse recurso ao seu favor, ficando dispersos, devido também a muitas informações que acontecem ao mesmo tempo.

Assim também os professores precisam, além do conhecimento prático, o conhecimento teórico, sendo importante que mais pesquisas e teorias sejam realizadas e divulgadas. O papel das redes sociais na educação é relevante e importante na formação do aluno. Porém, sua inserção no contexto educacional requer estudo, preparo, tanto prático como teórico, pois deve ser utilizada de forma adequada e contextualizada.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA & PRADO, Maria E. B. B. Integração tecnológica, linguagem e representação. Disponível em: <http://www.tvebrasil.com.br/salto>. Acesso em 14 de agosto de 2023.

Profª. Lucíola Lima Caminha Pequeno
Docente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu
Especialista em Docência em EaD e graduada em Pedagogia

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