O sonho da maioria das pessoas é ter um negócio próprio. Para nós cirurgiões-dentistas, é o sonho de ter a sua clínica ou consultório particular. Mas existe diferença entre os termos, ou são palavras sinônimas? Existe sim uma diferença, e é necessário a todo profissional entender essas diferenças para saber quais são as implicações da sua decisão.
1. Consultório:
Para o profissional abrir um consultório é mais simples. O profissional precisa ser graduado em Odontologia e ter seu registro executado em um Conselho Regional de Odontologia (CRO) do seu estado. Lembrando, quando você se forma em Odontologia, ainda não é cirurgião-dentista, apenas é bacharel em Odontologia. Nós nos tornamos cirurgiões-dentistas quando fazemos nossa inscrição no conselho regional.
Você pode abrir quantos consultórios quiser tendo o seu número de registro no CRO e CPF. Entende-se por consultório o estabelecimento ambulatorial onde o profissional vai trabalhar para ele mesmo, tendo no máximo duas cadeiras odontológicas. O leigo não pode ter consultório. Na propaganda do consultório (fachadas, documentos, cartão de visita) deve conter obrigatoriamente a identificação do profissional com seu número de registro no CRO. Exemplo: Consultório Odontológico Dr. Fulano Ciclano CRO-CE 0000
2. Clínica:
Quando fala-se em clínica, estamos falando de empresa ou pessoa jurídica. Para abrir uma clínica, é necessário constituir uma empresa e ter uma pessoa jurídica (CNPJ). Tanto o leigo, como dentistas podem ser donos da clínica, sendo necessário a obrigatoriedade de constituir um responsável técnico, pessoa esta que obrigatoriamente deve ser um cirurgião-dentista inscrito no conselho regional do seu estado e responsável por tudo o que acontece na clínica.
É necessário também que a empresa seja registrada no CRO como Empresa Prestadora de Assistência Odontológica (Epao). Pode ter um nome de fantasia, como por exemplo, Clínica Odontológica Dentes Lindos EPAO-CE 000 | Responsável Técnico Dr. Fulano Ciclano CRO-CE 0000. Entende-se como clínica uma empresa que gera lucros e dividendos, podendo ter várias cadeiras odontológicas e vários dentistas trabalhando nela.
Prof. Gustavo Heimbecker Castelo
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu
Graduado em Odontologia e cirurgião-dentista
Saiba mais sobre o Curso de Odontologia da UniAteneu.