Gestão de pessoas é, sem dúvidas, um dos pontos primordiais dentro de uma empresa. As médias e grandes companhias que não dispõe desse setor, se é que existe alguma, estão fadadas ao caos e desorganização coletiva, podendo levar a empresa até mesmo à falência.
Na situação oposta, quando se há um bom profissional liderando a gestão de pessoas, as organizações valorizam seus profissionais, fazendo com que eles se desenvolvam e cresçam dentro da companhia. A resposta é tão positiva que o colaborador acaba se tornando uma voz da empresa, ou seja, espalha informações positivas sobre a instituição, incentivando bons profissionais a procurar vagas por lá.
Um ótimo método de conhecer mais sobre essa área é por meio de filmes, assim você fica por dentro dos acontecimentos e possibilidades do setor e de brinde admira uma incrível história. Confira a seguir algumas dicas sobre longas-metragens que envolvem gestão de pessoas e se sinta como já fazendo parte dessa profissão.
Os estagiários (2013)
O longa-metragem estrelado por Vince Vaughn e Owen Wilson traz uma visão de mercado de trabalho após os 40 anos e demonstra como a idade é apenas um número quando tratamos de força de vontade de aprender, dedicação e trabalho em equipe.
O filme se passa na gigante de buscas online Google, uma companhia cheia de inovação e tecnologia, realidade distinta dos protagonistas. Toda essa ambientação serve para demonstrar a importância do olhar crítico do gestor de pessoas, que ao ignorar estereótipos e a falta de conhecimento dos dois atores ao dar uma oportunidade a eles, acaba se surpreendendo com a evolução dos senhores estagiários.
A Grande Virada (2010)
A história desse incrível filme se passa entre três protagonistas, Bobby, Gene e Phil. Ambos são executivos de sucesso dentro de uma companhia e em certo momento acabam sendo demitidos devido a cortes de gastos. O filme retrata toda a decaída de uma vida de sucesso até o desemprego, demonstrando como é preciso estar preparado para qualquer tipo de surpresa dentro do mercado de trabalho.
O filme traz a reflexão de que é preciso se adaptar, se integrar a novidades e juntar forças para se reerguer em um momento de crise, traçando uma nova carreira de sucesso e voltando a sua vida ideal, sem necessidades.
Rocky (1976)
Um dos símbolos de sua época e lembrado até hoje entre os filmes para se ver antes de morrer, Rocky, estrelado por Sylvester Stallone é um marco quando se trata de dedicação e desenvolvimento pessoal. Mesmo não sendo um lutador famoso, Rocky se torna um grande exemplo de motivação, esforço pessoal e coragem para superar todos os desafios até chegar ao ápice de sua carreira.
Além disso, o filme demonstra como estar preparado para a queda é fundamental para se reerguer e voltar ainda melhor no futuro, algo que devemos seguir ao lidarmos com um problema no trabalho ou até mesmo uma demissão inesperada.
O Rocky é um ótimo exemplo de como um líder nato deve ser, um grande motivador e positivista, buscando sempre se superar a cada dia, contagiando todos a sua volta. Esse comportamento é ideal para que um gestor de pessoas engaje sua equipe de forma positiva, alcançando resultados promissores em equipe.
……
Por meio destes filmes é possível identificar alguns pontos importantes que o profissional da área de gestão de pessoas deve se atentar para que seja um suporte e incentivador do colaborador. É por meio desse acompanhamento que a equipe se desenvolverá e crescerá, se tornando profissionais melhores, motivados e felizes por exercer tal função naquela empresa em específico.
Fique por dentro dessa importante área por meio da graduação em Recursos Humanos da UniAteneu e seja um gestor de sucesso dentro do mercado de trabalho.