A dor de cabeça, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um dos distúrbios mais comuns do sistema nervoso, podendo acometer 70,5% dos brasileiros, aproximadamente. Além da inconveniência inerente à dor propriamente dita, o indivíduo pode ter consequências sociais e econômicas a partir desta condição patológica. O profissional fisioterapeuta pode atuar nessa área com o propósito de devolver qualidade de vida para o paciente.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaléia, estas são classificadas em primárias, tendo a dor de cabeça como a própria causa, ou seja, por fatores desconhecidos e, em secundárias, decorrente de outras doenças, como acidente vascular encefálico, tumores, aneurismas, etc. O tratamento farmacológico consiste em beta-bloqueadores, anti-depressivos, bloqueadores dos canais de cálcio, antagonistas da serotonina, antipilépticos e miscelânea prescritos pelo neurologista.
Do ponto de vista fisioterapêutico, pode-se aliviar esse tipo de dor por meio de terapias manuais, eletroterapia e acupuntura até técnicas de tração cervical, de mobilizações vertebrais, alongamentos, relaxamentos, meditação e educação após a análise sobre a origem da dor. Além disso, torna-se importante o entendimento de que neurologista e fisioterapeuta trabalham juntos no tratamento de cefaleias, porém, ambos têm o seu papel e depende do tipo de dor do paciente. Para isso, uma avaliação que determine e verifique a frequência, o tipo de dor, duração, intensidade e hábitos de vida devem estar presentes na análise fisioterapêutica.
O papel do fisioterapeuta nas dores de cabeça tem como objetivo diminuir a frequência da dor, a intensidade e a duração da dor, assim como trabalhar no vasto mercado de conhecimentos que as cefaleias trazem aos estudiosos da dor. Desse modo, abre-se mais uma oportunidade no mercado de trabalho ao fisioterapeuta o qual desejar conhecer e atuar nesse ramo, que infelizmente é ainda desconhecido por muitos na área.
Anna Karolyne Aguiar Elias
Aluna do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Ateneu
Profª. Drª. Denise Gonçalves Moura Pinheiro
Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Ateneu
Doutora em Cuidado em Saúde, mestra em Medicina Preventiva e graduada em Fisioterapia
Prof. Me. José Evaldo Gonçalves Lopes Júnior
Coordenador do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Ciências Fisiológicas, especialista em Saúde do Idoso e graduado em Fisioterapia
Conheça mais sobre o Curso de Fisioterapia da UniAteneu.