Concurso de TI: por que investir neles?

Você está visualizando atualmente Concurso de TI: por que investir neles?

Toda vida que nos deparamos pela primeira vez com o assunto de concurso público, é comum ficar claro que é garantia de vida tranquila e que exige muita disciplina e empenho. Para quem ainda não está contextualizado com o assunto, é por meio de certames que órgão públicos e empresas de capital misto efetuam a contratação de seu efetivo. Desta forma, por meio destes concursos públicos, podemos alcançar uma carreira de servidor público, seja ela na esfera federal, estatal ou municipal.

Um servidor público pode atuar em carreiras militares, fiscais, industriais, judiciárias, educacionais, controladoria, inteligência, segurança, saúde, dentre outros. Sendo notório que a tecnologia da informação (TI) é um recurso necessário e que está cada vez mais presente nos certames decorridos nas últimas décadas.

Você pode estar se perguntando como um profissional de TI pode se encaixar em tantas carreiras distintas ou ainda se questionar se tantas repartições públicas estão produzindo seu próprio ERP (sistema de gestão integrado) no lugar de estarem adquirindo ferramentas já consolidadas no mercado. O fato é que além de adquirir tais ferramentas, estas repartições precisam manter equipes de TI para efetuar manutenções e, em vários casos, desenvolver sistemas e serviços de apoio às atividades competentes a cada órgão ou empresa.

Vamos então entender o porquê desta carreira ser tão almejada. Lendo e assistindo alguns relatos de servidores, os pontos que mais se repetem são: salários, que podem prover uma vida confortável (não implica que te tornará em um milionário, mas irá prover boas condições de vida); carga horária, que te possibilita ter flexibilidade para outras atividades mais prazerosas de baixa (em geral, zero) rentabilidade; e prestígio, pois muitas carreiras tem um impacto político e social relevante, tornando a pessoa em uma referência de segurança, saúde, moral e conhecimento, entre outras palavras que provê status.

Situação do cotidiano: “Pretendo me tornar um servidor público para ganhar muito trabalhando pouco”. Essa falácia (ou aparência) tende a desaparecer cada vez mais, pois o avanço tecnológico permitiu elevar os níveis da transparência das atividades realizadas em repartições públicas. Além disso, nas empresas existem processos rigorosos de qualidade, que as mantem competitivas no mercado e em dia com os órgãos de reguladores. Desta forma, a carreira no serviço público vai te acarretar competências, obrigações e posturas condizentes ao cargo almejado.

Preparação e estratégias: Navegando algumas horas em redes sociais, portais de stream de vídeo e páginas especializadas em concursos, você tem as condições necessárias para se tornar um “concurseiro”: Primeiro, conheça a carreira que mais se adequa ao seu perfil profissional por meio de relatos de servidores, reportagens e a evolução da mesma nos portais de transparência; segundo, elabore um plano de estudos baseados nos editais de certames anteriores ou acompanhe couches especializados no cargo escolhido, juntando o máximo de bons materiais para o seu processo de aprendizagem; terceiro e o mais desafiador, mantenha a disciplina em seus estudos, pois a cada edital a concorrência tende a estar mais nivelada, assim como você também a cada certame estará evoluindo seu processo de aprendizagem e organização de conhecimentos. Bons estudos!

Prof. Ms. Paulo Honório Filho

Docente do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Ateneu

Mestre em Ciências da Computação e engenheiro da Computação

Conheça o Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UniAteneu.