Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): uma realidade em sala de aula

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Ao olhar aquele aluno que não consegue parar um minuto e não consegue se concentrar durantes as atividades, o professor imagina logo que ali se trata de uma criança sem limites e mal criada. É fácil rotular e julgar a criação que essa criança tem em casa e a empatia fica em último plano, no que seria papel do professor ter com seus alunos. Mas, esse aluno tem mesmo Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)? O que é mesmo TDAH?

TDAH é um transtorno neurobiológico com causas genéticas, surgindo durante a infância e acompanhando o indivíduo por toda a sua vida. Com característica de desatenção, inquietude e impulsividade. Chamado às vezes de Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA), é reconhecido oficialmente por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os portadores de TDAH são protegidos pela lei quanto a receberem tratamento diferenciado na escola.

Por vários motivos, desde inocência e falta de formação científica até mesmo má-fé, ou seja, pela falta de conhecimento, alguns chegam a afirmar que “o TDAH não existe”, é uma “invenção” médica ou da indústria farmacêutica, para terem lucros com o tratamento. E como lidar com esses alunos em sala de aula?

A realidade é que ser professor não é uma tarefa fácil. Um professor deve preparar suas aulas, dominar conteúdo para que possa ministrar. Conhecer seus alunos é de suma importância para que possa colocar em ação o que foi planejado e aí chega ao ponto importantíssimo: fazendo isso o professor terá condições de ensinar?

Uma das funções importantes e crucial ao planejar as aulas é estabelecer estratégias e meios para facilitar o aprendizado dos alunos, porque quando planejamos, estabelecemos metas a serem contempladas. O professor que dominar o conteúdo e sabe da importância que é o planejamento estará mais preparado para as adversidades em sala do que aquele que não conhece o ato de planejar.

Professor sem preparo rotula seus alunos e colocar para fora de sala o que atrapalha a aula é o “mais correto” e “mais prático”. E o que se deve fazer? Conhecer e esquecer o julgamento. A pesquisa exerce um papel importante para o professor. Pesquisar é essencial para que se conheça o que se deve realizar para enfrentar o problema. E conhecer o TDAH é a primeira ação que o professor deve fazer.

Pesquisar é aguçar e fomentar o conhecimento. Por isso, TDAH só será conhecido quando o professor se propuser a conhecer o transtorno mencionado e conhecendo deixará de apelidar, marcando os alunos e no lugar de rótulos entra em cena professores preparados para enfrentar as mais diversas situações de sala de aula.

Profª. Ms. Cristiane Aragão de Pontes Cabral

Docente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu

Mestre em Ciência da Educação, especialista em Linguística Aplicada: Ensino de Língua Estrangeira e em Ciência da Educação e é graduada em Pedagogia

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